Hinode vira fora de casa e está na final do Paulista

Equipe de Barueri derrota o Pinheiros por 3 a 2, de virada, faz 2 a 0 na série semifinal e segue na busca pelo título / Foto: Gaspar Nóbrega/Inovafoto

São Paulo - O Hinode Barueri buscou uma virada histórica fora de casa contra o E.C. Pinheiros na noite desta sexta-feira (6), e está na final do Campeonato Paulista Feminino de Vôlei 2017. Após sair perdendo por 2 a 0, a equipe virou o jogo para 3 a 2 (14 x 25 / 15 x 25 / 27 x 25 / 25 x 22 / 15 x 12), fechou em 2 a 0 a série melhor de dois jogos semifinais e segue na briga pelo título estadual. Agora o Hinode espera pelo vencedor de Vôlei Nestlé e Vôlei Bauru para conhecer seu adversário.
 
“Estou sem palavras. Trabalhamos muito duro para chegar até aqui e nosso grupo merece muito. Foi um jogo muito difícil, mas conseguimos correr atrás do nosso resultado e agora estamos na final”, afirmou a capitã Erika, após a partida.
 
O Hinode entrou em quadra com Erika, Edinara, Saraelen, Suelle, Naiane, Fran e a líbero Dani Terra, e saiu na frente com 3 a 0, por conta de bons saques de Naiane e do bloqueio duplo de Edinara e Saraelen. Mas, mesmo após o bom início de jogo das meninas de Barueri, o set foi amplamente dominado pelo Pinheiros, que empatou no 8º ponto e a partir daí abriu larga vantagem. Com fortes saques e bloqueio impecável, a equipe da capital fechou o primeiro set em 25 a 14 após cortada de Roberta na diagonal.
 
O segundo set continuou com o Pinheiros dominando as ações, impondo seu ritmo de jogo e construindo sua vantagem ao longo do set. Com o passe quebrado do Hinode, bloqueios precisos e rápidos contra-ataques do Pinheiros, o set terminou em 25 a 15 para as donas da casa em cortada de Mari explorando o bloqueio do Hinode: 2 a 0 para o Pinheiros.
 
Já o terceiro set foi mais disputado, com o Pinheiros na frente por pequena margem de pontos. O Hinode, entretanto, se manteve próximo no placar e buscou o empate no 14º ponto, em ataque para fora das adversárias, virou e abriu vantagem de 2 pontos em dois fortes bloqueios de Suelle e Sara. O Pinheiros, no entanto, voltou a frente no placar logo na sequência, após erros de passe e ataque do Hinode. O set se manteve parelho e só foi decidido quando as meninas de Barueri conseguiram abrir 2 pontos de vantagem em bloqueio simples de Erika e ataque para fora de Mari, do Pinheiros, fechando o set em 27 a 25 e diminuindo a desvantagem no jogo para 2 sets a 1.
 
O quarto set foi tenso, com as duas equipes mostrando muita vontade. Novamente o Pinheiros abriu pequena vantagem, mas o Hinode empatou no 10º ponto. As donas da casa voltaram a ficar na frente e abriram 5 pontos de vantagem, com 17 a 12, mas as meninas de Barueri correram atrás, empataram novamente no 18º ponto e viraram a partir do 20º ponto. Com Sara e Edinara inspiradas, o Hinode fechou o set em 25 a 22, empatou o jogo e levou a decisão para o tie break.
 
O Hinode começou o tie break com tudo, abrindo 8 a 4 no placar, mas aos poucos o Pinheiros foi se recuperando e encostou. Zé Roberto pediu tempo, acertou seu time, que voltou a dominar o set decisivo. Na pressão, o Hinode Barueri conseguiu fechar o placar em 15 a 12, o jogo em 3 a 2 e a série semifinal em 2 a 0.
 
O Hinode Barueri agora espera pela definição do seu adversário, na partida entre Vôlei Nestlé e Vôlei Bauru. As finais do Paulista serão disputadas na segunda (9) e sexta (13).
 
E.C. Pinheiros 2 x 3 Hinode Barueri
14 x 25 / 15 x 25 / 27 x 25 / 25 x 22 / 15 x 12
Ginásio do Pinheiros (São Paulo/SP)
6 de outubro de 2017

Veja Também: