Liga Mundial de vôlei abre eventos-teste da Rio 2016 neste ano

Casa do voleibol, Maracanãzinho recebeu grande público na Fase Final da Liga Mundial em 2008 / Foto: FIVB / Divulgação

Rio de Janeiro - A fase final da Liga Mundial de voleibol abrirá a temporada de eventos-teste dos Jogos Rio 2016 neste ano. De 15 a 19 de julho, seis das melhores seleções masculinas do esporte vão participar da disputa, no Maracanãzinho, palco das provas Olímpicas em 2016. A etapa decisiva do torneio será a primeira competição de uma série de 21 eventos-teste que serão realizados na cidade até o fim do ano. 
 
Durante a disputa, organizada pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB), o Comitê Rio 2016 terá a oportunidade de treinar a equipe que vai atuar na instalação durante os Jogos e testar questões específicas, como a operação da área de competição, o sistema de resultados e o entretenimento dos espectadores.
 
Casa do voleibol desde sua inauguração, em 1954, o Maracanãzinho já recebeu competições internacionais de alto nível, como os Jogos Pan-Americanos Rio 2007, a fase final da Liga Mundial em 1995 e 2008, o Mundial de 1990 e o Mundialito de 1982. Das arquibancadas do ginásio, os torcedores poderão sentir um gostinho do que vem por aí em 2016. Até agora, o voleibol é o esporte com a maior procura por ingressos para os Jogos Olímpicos.
 
“Receber os melhores atletas de voleibol do mundo na casa deste esporte no Brasil será uma ótima forma de iniciar a primeira série de eventos-teste dos Jogos Rio 2016. A popularidade do voleibol no Brasil é histórica e isso garante que a competição será disputada em uma atmosfera eletrizante”, diz Agberto Guimarães, diretor-executivo de Esportes e Integração Paralímpica do Comitê Rio 2016.
 
Realizada anualmente, a Liga Mundial é a principal competição masculina de voleibol. O Brasil, país-sede, já tem participação garantida na fase final. Das cinco vagas restantes, quatro serão disputadas por Austrália, Estados Unidos, Irã, Itália, Polônia, Rússia e Sérvia, do Grupo 1, na primeira fase. A última vaga será de uma das 12 seleções inscritas no Grupo 2 - Argentina, Bélgica, Bulgária, Canadá, Coreia do Sul, Cuba, Finlândia, França, Holanda, Japão, Portugal e República Tcheca.
 
No total, serão realizados 45 eventos-teste até maio de 2016, três meses antes do início dos Jogos Olímpicos. A Regata Internacional de Vela, que aconteceu em agosto do ano passado, foi o primeiro deles. As competições serão divididas em três fases. A primeira, que tem como foco os esportes disputados ao ar livre, acontece de julho a outubro deste ano, com o objetivo de oferecer aos atletas as mesmas condições climáticas que serão encontradas nos Jogos. De novembro de 2015 a janeiro de 2016, será a vez dos esportes indoor. E a terceira e última etapa acontece de março a maio de 2016.
 
Alguns eventos serão realizados pelo Comitê Rio 2016, por meio da série de competições Aquece Rio, enquanto outros terão como organizadores as federações internacionais e as confederações brasileiras dos esportes.
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook