Após classificação da Suécia, Ibra afirma: "Seria demais estar no Rio"

Torcedores podem presenciar Zlatan Ibrahimovic nos gramados brasileiros durante os Jogos Olímpicos / Foto: Martin Rose / Getty Images

Rio de Janeiro - O Brasil, como país-sede, e a Argentina, campeã do Sul-Americano sub-20, foram os primeiros países a garantir vaga no futebol masculino dos Jogos Rio 2016 - Neymar e Messi, respectivos craques de suas seleções, já eram naturalmente cotados para participar dos Jogos Olímpicos. 
 
Ontem, com a classificação de Portugual e Suécia, o time de craques que pode desfilar nos gramados brasileiros no ano que vem ganhou reforços de peso. Além de Cristiano Ronaldo, português eleito pela Fifa o melhor jogador do mundo de 2014 e 2013, os torcedores dos Jogos Olímpicos podem presenciar os lances do craque sueco Zlatan Ibrahmovic, que ficou de fora da Copa do Mundo do ano passado, mas já declarou que quer disputar os Jogos no Rio de Janeiro:
 
"Nunca disputei os Jogos Olímpicos, então, sim... seria demais estar no Rio de Janeiro em 2016", afirmou o craque, que ainda complementou, brincando: "Estou totalmente disponível. Mas primeiro de tudo preciso receber o convite, eles podem achar que não sou bom o suficiente".
 
A última rodada da fase de grupos do Campeonato Europeu sub-21, que aconteceu no início desta semana, foi decisiva para a classificação Olímpica. Dinamarca e Alemanha já haviam garantido a vaga na terça (25), enquanto Portugal, Suécia e Itália brigaram por duas vagas na quarta (26). Perdendo para Portugal por 1 a 0, a Suécia estava fora do campeonato - e sem a vaga para os Jogos Olímpicos - até os minutos finais do jogo, quando um gol chorado, aos 44 minutos do segundo tempo, sacramentou o empate e garantiu aos suecos as participações nas semifinais do torneio e nos Jogos Rio 2016 ao lado dos portugueses - frustrando os italianos.
 
Classificadas juntas para o Rio 2016, Portugal e Suécia, curiosamente, disputaram entre si uma única vaga para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, com os portugueses levando vantagem naquela ocasião no duelo que confrontou Cristiano Ronaldo e Zlatan Ibrahimovic. Dois dos jogadores de futebol mais badalados do planeta, Ronaldo e Ibrahimovic podem vir a se enfrentar novamente nos Jogos Olímpicos caso sejam escolhidos por suas seleções como um dos três jogadores acima de 23 anos que cada equipe masculina de futebol pode levar para os Jogos.
 
Os demais participantes do futebol masculino no Rio 2016 também são definidos por torneios continentais (acompanhe aqui a corrida pela classificação de todos os esportes dos Jogos Olímpicos). Na Ásia e na África, classificam-se as três melhores seleções. O campeonato das Américas do Norte, Central e Caribe (Concacaf) classifica os dois finalistas, e o da Oceania, apenas o campeão. Uma terceira seleção da Concacaf disputará uma vaga na repescagem contra a Colômbia, segunda melhor do Sul-Americano. Como país-sede, o Brasil tem a vaga garantida. O sistema de classificação Olímpica para o torneio feminino é semelhante, com cada confederação continental tendo direito a um determinado número de vagas. 
 
Veja Também: