Argentina garante vaga no futebol dos Jogos Olímpicos

Argentinos jogavam pelo empate contra o Uruguai na rodada final, mas venceram o jogo de virada / Foto: AFA

Rio de Janeiro - Dois anos depois de mostrar seu talento em campos brasileiros durante a Copa do Mundo de 2014, o argentino Lionel Messi pode voltar ao país em 2016. Isso porque a Argentina se classificou para o torneio de futebol dos Jogos Olímpicos Rio 2016 com uma vitória por 2 x 1 sobre o Uruguai, em Montevidéu, que valeu o título de campeão do Sul-Americano Sub-20. Os gols do jogo foram marcados por Gaston Pereiro para o Uruguai, e Sebastián Driussi e Angel Correa pela Argentina.
 
Bicampeões olímpicos – venceram em Atenas-2004 e Pequim-2008 -, os hermanos tentarão o tri em terras brasileiras. A vaga veio após excelente campanha no hexagonal final do torneio sul-americano, disputado no Uruguai. Os argentinos somaram treze pontos, com quatro vitórias e um empate. Além de vencer o Uruguai, a Argentina também derrotou o Brasil, pelo placar de 2 x 0.
 
Embora o torneio olímpico de futebol masculino seja para seleções formadas por jogadores sub-23, a FIFA permite que cada país convoque três jogadores acima do limite de idade. Com isso, Lionel Messi, eleito quatro vezes o melhor jogador do mundo, seria uma escolha óbvia. A Argentina também revelou talentos no Sul-Americano Sub-20. O atacante Giovanni Simeone, filho de Diego Simeone, hoje técnico do Atlético de Madri, foi o artilheiro do torneio, com nove gols marcados.
 
A Colômbia, que venceu o Brasil também na noite deste sábado, por 3 x 0, ficou com a segunda colocação, com nove pontos. Assim, os colombianos disputarão uma repescagem contra uma seleção da Concacaf para definir a classificação aos Jogos Olímpicos. 
 
O Uruguai, que ficou em terceiro, classificou-se para o Mundial da Nova Zelândia, marcado para maio e junho deste ano. Quarto colocado no Sul-Americano, o Brasil garantiu a última vaga para o Mundial. O time comandado pelo técnico Alexandre Gallo somou apenas sete pontos no hexagonal final, com duas vitórias, um empate e duas derrotas. 
 
Além de Brasil e Uruguai, as seleções de Peru e Paraguai, que ficaram com o quinto e o sexto lugares, respectivamente, conquistaram vagas para os Jogos Pan-Americanos de Toronto, em agosto. Mesmo com a campanha irregular, o Brasil já tem vaga garantida nas Olimpíadas por ser sede do megaevento esportivo. 
 
Veja Também: 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook