Colômbia garante seu futebol feminino nas Olimpíadas

Colômbia e Brasil já têm participação garantida nos Jogos Olímpicos Rio 2016 / Foto: Conmebol

Rio de Janeiro - O futebol colombiano segue em alta no cenário mundial. Dois meses após a equipe masculina realizar sua melhor participação na história das Copas do Mundo chegando às quartas de final, a seleção feminina garantiu a primeira vaga em disputa para os Jogos Olímpicos Rio 2016. 
 
A equipe comandada pelo técnico Felipe Taborda assegurou a classificação com o vice-campeonato da Copa América, realizada no Equador, que contou com a participação de dez seleções da América do Sul.
 
Na última partida da competição, neste domingo, a seleção colombiana empatou com o Brasil por 0 a 0 e garantiu o vice-campeonato continental, com quatro pontos no quadrangular final, atrás apenas das brasileiras, que terminaram com sete pontos e conquistaram o hexacampeonato.
 
Como o Brasil já tinha vaga garantida nos Jogos Rio 2016 como país-sede, as colombianas garantiram o direito de participar do maior evento esportivo do mundo pela segunda vez consecutiva. As duas melhores equipes do continente asseguraram vaga também na Copa do Mundo e nos Jogos Pan-Americanos de 2015.
“Foi um jogo duro, e a seleção que venceu mais vezes a Copa América não conseguiu nos ganhar. Estamos felizes, agora é aproveitar”, comentou Taborda.
 
A seleção colombiana foi a única equipe invicta na competição e teve a defesa menos vazada, sofrendo apenas dois gols em sete partidas. A brasileira Cristiane foi a artilheira da Copa América, com seis gols marcados.
 
O torneio Olímpico de futebol feminino dos Jogos Rio 2016 terá a participação de 12 seleções. Além do Brasil e da Colômbia, disputarão a competição três equipes europeias, duas africanas, duas asiáticas, duas das América do Norte e Central e uma da Oceania. Todas as vagas serão definidas em classificatórios continentais.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook