FIFA deixa Manaus como sede em 2016; conheça as cidades e estádios do futebol

Arena Amazônia, em Manaus / Foto: Richard Heathcote / Getty Images

Rio de Janeiro - O torneio Olímpico de futebol dos Jogos Rio 2016 será disputado em seis cidades: Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Manaus, Brasília e Belo Horizonte. A confirmação das sedes da competição aconteceu nesta segunda-feira (16), após uma reunião do Comitê Olímpico da Federação Internacional de Futebol (Fifa), em Zurique, na Suíça. Mesmo tendo demonstrado recentemente descrença em relação à capital amazonense ser sede, a FIFA seguiu a orientação do COI, que já considerava a possibilidade. 

Durante o encontro, foi definido ainda que as partidas do futebol serão disputadas nos seguintes estádios: Maracanã e Estádio Olímpico - Engenhão (RJ); Arena Corinthians (SP); Arena Fonte Nova (BA); Arena Amazônia (AM); Estádio Mané Garrincha (DF); e Mineirão (MG).
 
“A entrada de Manaus no calendário Olímpico Rio 2016 enriquece o torneio com uma visita dos atletas de futebol a um dos locais mais icônicos do mundo. Tenho certeza que o Amazonas receberá o mundo Olímpico com uma celebração memorável”, destacou Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Organizador Rio 2016.
 
Único esporte com disputas fora do Rio de Janeiro, o futebol vai levar os Jogos Olímpicos para o resto do país com a realização de 58 partidas. Ao todo, 16 países vão disputar o torneio masculino e 12, o feminino. Outros detalhes da tabela do torneio devem ser definidos pela Fifa e pelo Comitê Organizador Rio 2016 até o final deste mês. 
 
“Os torneios de futebol serão uma oportunidade fantástica de reviver o excelente clima visto durante a Copa do Mundo da FIFA de 2014, não somente no Rio de Janeiro, mas em outras cinco cidades. Elas fizeram um trabalho ótimo e agora podem usar os estádios da Copa do Mundo e a infraestrutura já montada para unir o país para um grande evento mais uma vez”, afirmou Marco Polo del Nero, presidente do Comitê Olímpico da Fifa.
 
Até agora, duas seleções da América do Sul já garantiram presença na competição masculina: o Brasil, como país anfitrião, e a Argentina, campeã do sul-americano sub-20. No feminino, o Brasil, como país-sede, e a Colômbia, vice-campeã da Copa América 2014, também carimbaram seus passaportes. As demais vagas serão definidas por meio de torneios classificatórios continentais até abril de 2016.
 
Veja Também: