Formalizado acordo que credencia BH como sede do futebol nos Jogos

Estado de Minas também será base de delegações internacionais, como Grã-Bretanha e Irlanda / Foto: Manoel Marques / Imprensa MG

Rio de Janeiro - Belo Horizonte está credenciada oficialmente a ser uma das sedes do futebol durante os Jogos Olímpicos Rio 2016. O contrato foi assinado pelo governador de Minas Gerais Fernando Pimentel e pelo presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e do Comitê Organizador dos Jogos, Carlos Arthur Nuzman, nesta segunda-feira (09.02), na capital mineira.
 
Fernando Pimentel, em seu pronunciamento, destacou que o contrato, além de prever a participação de Belo Horizonte como uma das sedes das partidas de futebol masculino e feminino, também credencia o estado a receber delegações interessadas em se preparar para os Jogos em solo mineiro. O estado possui 16 centros de treinamento habilitados em nove cidades. As delegações da Grã-Bretanha e da Irlanda já confirmaram Belo Horizonte e Uberlândia, respectivamente, como locais de preparação.
 
“As Olimpíadas e as Paraolimpíadas terão como principal foco o Rio de Janeiro. Mas há um transbordamento para outros estados e nós queremos nos inserir também nesses eventos. Para Minas Gerais, vai ser um momento de projeção internacional. Então, queremos preparar a capital mineira para a melhor recepção possível”, disse Pimentel.
 
O governo de Minas, conforme prevê o contrato, irá nomear representante oficial do estado para conduzir o processo e formar um grupo de trabalho destinado ao planejamento e condução das futuras operações do torneio.
 
De acordo com Nuzman, a definição quanto aos jogos que serão disputados no Estádio Mineirão dependerá da FIFA, responsável pela organização das chaves e dos grupos dos torneios de futebol.
 
Veja Também: