Neymar quer fazer história com primeiro ouro no futebol em 2016

Neymar emocionou o público na Copa do Mundo 2014, antes da lesão nas quartas de final que encerrou sua participação / Foto: Gabriel Rossi / Getty Images

Rio de Janeiro - Neymar está determinado a dar um ponto final na maré de má sorte da seleção brasileira em grandes torneios de futebol dentro de casa. Em entrevista ao site rio2016.com, o atacante revelou que quer fazer história nos Jogos Rio 2016 e ajudar a equipe a conquistar o ouro Olímpico no gramado do Maracanã – único título que falta ao currículo da seleção canarinho.
 
Apesar de ser pentacampeão em Copas do Mundo, o Brasil não conseguiu levantar o troféu em ambas as ocasiões em que sediou o torneio, em 1950 e no ano passado, quando a derrota por 7 x 1 na semifinal pela Alemanha deixou um gosto amargo para o país anfitrião. Para Neymar e o Brasil, os Jogos Rio 2016 oferecem uma chance de redenção:
 
“Eu acho que tudo serve de aprendizado e, se o Brasil ainda não conquistou essa tão sonhada medalha de ouro no futebol, é porque a nossa vez ainda não tinha chegado. Espero poder fazer parte desse grupo e trazer esse título para os brasileiros, ainda mais jogando em casa. E vencer no Maracanã seria algo incrível, inesquecível e podem ter certeza que vamos dar o nosso melhor dentro de campo para que isso aconteça”, afirma.
 
O técnico Alexandre Gallo, que vai comandar a seleção brasileira de futebol masculino nos Jogos Rio 2016, já manifestou que quer convocar Neymar para preencher uma das três vagas disponíveis para jogadores com idade superior a 23 anos. Será a segunda participação Olímpica do atleta, que disputou os Jogos Londres 2012, quando o Brasil chegou na final, tendo vencido cinco partidas consecutivas, mas terminou com a medalha de prata, após perder de 2 x 1 para o México. 
 
“Vestir a camisa da seleção brasileira é algo indescritível e, para mim, traz sempre uma lembrança incrível. Ainda mais em Londres, que foi a primeira vez que disputei os Jogos Olímpicos, então com certeza me marcou muito. Algo que vou lembrar pelo resto da vida”, diz o atacante, que está prestes a realizar um sonho nos Jogos Rio 2016.
 
 “Já me imagino jogando os Jogos Olímpicos no meu país. Disputar os Jogos Rio 2016 seria a realização de um sonho, com certeza. Tive a oportunidade de disputar a Copa das Confederações e a Copa do Mundo no Brasil. Agora só faltam os Jogos Olímpicos. Vai ser uma alegria muito grande poder participar”, afirma o camisa 10.
 
Embora tenha apenas 22 anos, Neymar pode ser considerado um veterano e já vestiu três camisas lendárias do futebol mundial – Brasil, Santos e Barcelona. Mas ele acredita que representar o seu país no maior evento esportivo do planeta não se compara a qualquer outro torneio.
 
“Os Jogos Olímpicos são diferentes, porque é a junção de todos os esportes. Lembro que quando era pequeno adorava reunir os amigos e a família para ver as disputas. Acompanhava pela televisão e me imaginava lá, defendendo meu país. Ter alcançado esse objetivo tão jovem nos Jogos e, depois, na Copa do Mundo é uma honra para mim”, conta.
 
Neymar quer ver Bolt em ação na pista de atletismo - Fã dos Jogos Olímpicos desde pequeno, Neymar também vibra com a oportunidade de assistir ao vivo e, em seu país, a outros grandes astros do esporte mundial em ação.
 
“Queria muito ver a prova do Bolt, sou fã dele. E também quero muito ver o Brasil no vôlei, basquete, natação e judô”, conta o atacante.
 
“Em Londres, não ficamos com os outros atletas e acho que deve ser um clima muito diferente, até porque admiro muitos atletas brasileiros e ter esse contato seria maravilhoso”, completa.
 
Com espírito jovem e descontraído, o estilo de Neymar tem tudo a ver com os Jogos Rio 2016. Para ele, a energia contagiante do povo brasileiro será um dos principais diferenciais do evento.
 
“O diferencial que temos é a alegria do brasileiro. Nosso povo gosta muito de esporte e de receber bem as pessoas. Nada melhor do que juntar tudo isso nos Jogos Olímpicos. Com certeza vamos dar o máximo para ver a torcida vibrar na arquibancada”, finaliza.
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook