Novos modelos de laudos para estádios de futebol são apresentados

Foto: Divulgação

Brasília - O Ministério do Esporte apresentou nesta quinta-feira (22.10), em Brasília, os novos modelos de laudos técnicos para estádios de futebol que serão exigidos pelo Estatuto do Torcedor a partir de janeiro de 2016.
 

A ação faz parte de uma série de medidas que será lançada até o final do ano para qualificar as arenas do país.

Desde 2013, esses laudos foram objetos de amplo estudo e atualização e contaram com uma rede de parceiros como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), Creas (Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Ministério Público.
 
Durante evento, o secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Rogério Hamam apresentou nova portaria que consolida os requisitos mínimos dos laudos técnicos previstos no Decreto 6.795/2009, em substituição a Portaria nº 238/2010. "Estamos dando mais um importante passo rumo às melhorias em segurança e conforto ao torcedor nas arenas, durante as competições de futebol realizadas em todo território nacional”, disse.
 
O aprimoramento do uso dos estádios é uma etapa essencial para contribuir para o conforto, segurança e condições sanitárias e de higiene nos equipamentos esportivos. Os laudos exigidos são os seguintes: Segurança; Condições Sanitárias e de Higiene; Vistoria de Engenharia; Acessibilidade e Conforto; e Prevenção e Combate de Incêndio e Pânico. Existe ainda um quinto, que é o Laudo de Estabilidade Estrutural, que é exigido exclusivamente em condições excepcionais.
 
Para o secretário Rogério Hamam, a medida anunciada nesta quinta-feira vai qualificar o espetáculo e oferecer melhores condições para os frequentadores dos estádios. “O futebol é um patrimônio do brasileiro e queremos que os nossos estádios encontrem como referências as novas arenas construídas para a Copa do Mundo”, concluiu.
 
Veja Também: