Seleção estreia no Sul-Americano Sub-20 de olho no Pan e Olimpíadas

 Garotos brasileiros têm a missão de apagar a má impressão deixada na edição de 2013, quando a Seleção foi eliminada na primeira fase / Foto: Rafael Ribeiro / CBF

Rio de Janeiro - Tradicional fonte de talentos – o argentino Maradona e o uruguaio Rubén Paz são apenas dois deles -, o Campeonato Sul-Americano Sub-20 de Futebol chega à sua 27ª edição com dez equipes em busca do título que vai coroar os jovens mais promissores do continente e também de olho nas vagas para os Jogos Olímpicos do Rio 2016, os Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015 e o Campeonato Mundial FIFA da categoria na Nova Zelândia.
 
Divididas em dois grupos, com jogos em três cidades do Uruguai (Montevidéu, Colonia e Maldonado), as seleções sul-americanas se enfrentam dentro das chaves no sistema todos contra todos. Os três primeiros de cada lado classificam-se para a fase final. Nessa etapa, os seis times jogam entre si e aquele que melhor pontuar se sagra campeão. O primeiro colocado no torneio garante uma vaga nos Jogos Rio 2016. Como o Brasil já está classificado para os Jogos Olímpicos por ser sede do torneio, a vaga ficará com o segundo colocado, caso a Seleção Brasileira seja a campeã.
 
O segundo colocado do torneio disputará uma repescagem contra um representante da Concacaf para definir a classificação aos Jogos Rio 2016. Além disso, os quatro primeiros colocados no Sul-Americano Sub-20 vão garantir vaga para o Campeonato Mundial FIFA Sub-20 na Nova Zelândia, que será disputado em junho deste ano. As equipes que ficarem classificadas entre o terceiro e o sexto lugares vão se classificar para os Jogos Pan-Americanos de Toronto.
 
Tabela - O Brasil caiu no Grupo B, ao lado de Chile, Colômbia, Venezuela e do anfitrião Uruguai. A estreia da seleção comandada pelo técnico Alexandre Gallo será nesta quinta-feira (15.01), às 20h, diante do Chile. Maior vencedor da história do torneio, o Brasil busca seu 12º título. O Uruguai soma sete troféus e a Argentina tem quatro. Nesta edição, os hermanos caíram no Grupo A, ao lado de Paraguai, Equador, Bolívia e Peru. A abertura do torneio, nesta quarta-feira (14.01), contou com duas goleadas: Argentina 5 x 2 Equador e Paraguai 4 x 2 Bolívia.
 
Além do Brasil, o Uruguai também joga nesta quinta-feira. Os anfitriões vão enfrentar a Colômbia a partir das 22h10. O Sul-Americano Sub-20 será realizado até o dia 7 de fevereiro.
 
Preparação - O técnico da Seleção Brasileira Sub-20, Alexandre Gallo, vai utilizar o torneio para começar a preparar o time brasileiro para os Jogos Olímpicos de 2016. A intenção também é apagar a má impressão deixada na última edição do torneio, em 2013, quando o Brasil foi eliminado na primeira fase.
 
Após realizar o último treino antes do primeiro jogo, o treinador definiu a equipe titular para a partida contra os chilenos com: Marcos (Fluminense); Auro (São Paulo), Marlon (Fluminense), Eduardo (Internacional) e Caju (Santos); Thiago Maia (Santos), Gerson (Fluminense) e Nathan (Atlético-PR); Marcos Guilherme (Atlético-PR), Thalles (Vasco) e Kenedy (Fluminense).
 
A partida diante do Chile será no Estádio Domingo Burgueno Miguel, na cidade de Maldonado. Com capacidade para 25 mil pessoas, o estádio receberá nessa primeira fase os jogos do Grupo B. O árbitro que vai apitar a estreia do Brasil será o paraguaio Enrique Caceres, do quadro da FIFA. Ele será auxiliado pelo também paraguaio Milciades Saldivar e pelo boliviano Wilson Arellano.
 
Depois de enfrentar o Chile, o Brasil volta a campo no sábado (17.01), às 22h10, para enfrentar os uruguaios. Na segunda-feira (19.01), os brasileiros terão pela frente a seleção da Venezuela, em jogo marcado para as 22h10. A Seleção Brasileira encerra a primeira fase no dia 23, contra a Colômbia, em partida marcada para começar às 20h.
 
Veja Também: 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook