Última vaga europeia do futebol feminino entre Holanda, Noruega, Suécia e Suíça

Terceira vaga da Europa para os Jogos Olímpicos será decidida em um play-off / Foto: Getty Images

Rio de Janeiro - Alemanha e França chegaram às quartas-de-final da Copa do Mundo de futebol feminino e já garantiram a vaga Olímpica - mas a decisão da terceira e última representante europeia nos Jogos Rio 2016 será eletrizante. 
 
Holanda, Noruega, Suécia e Suíça disputarão a vaga em um torneio a ser organizado pela UEFA (ainda sem data definida), e apenas o campeão estará credenciado a participar dos primeiros Jogos Olímpicos da América Latina.
 
A Copa do Mundo feminina reservava três vagas às seleções europeias participantes: Alemanha, Espanha, França, Holanda, Suíça, Noruega e Suécia (a Inglaterra também participa do torneio, mas não disputará os Jogos Olímpicos, já que as confederações de futebol do país e as da Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales não chegaram a um acordo para defender a Grã-Bretanha no Rio 2016, diferentemente do que ocorreu em Londres 2012). Além da Inglaterra, a Alemanha e a França foram as únicas que chegaram às quartas-de-final da competição e, por isso, garantiram a vaga. 
 
Holanda, Noruega, Suécia e Suíça foram eliminadas na mesma fase da competição (oitavas-de-final). Como os resultados do torneio "não indentificaram claramente a terceira melhor equipe da Europa" (de acordo com a Fifa), um play-off entre essas seleções decidirá o destino da terceira vaga. A Espanha, que não passou da fase de grupos, está fora dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
 
Entre as seleções que disputam a terceira vaga, destacam-se a Noruega (campeã Olímpica em Sydney 2000 e mundial em 1995) e a Suécia (vice-campeã mundial em 2003), mas Suíça e Holanda, que fizeram boas participações no Mundial, podem surpreender. 
 
Até agora, quatro seleções estão classificadas para os futebol feminino nos Jogos Rio 2016 (Brasil e Colômbia já haviam confirmado vaga).
 
Como o play-off europeu ainda está sem data definida, os próximos países classificados sairão em outubro, nos torneios continentais da África (que vale duas vagas Olímpicas) e da Oceania (uma vaga). Em 2016, os Pré-Olímpicos da Ásia e das Américas do Norte e Central, com duas vagas cada, fecham a lista de 12 países classificados.
 
Veja Também: