Federação da Rússia leva ouro por equipes na ginástica rítmica

País vem dominando o pódio no esporte desde os Jogos Olímpicos Sydney 2000 / Foto: Julian Finney/Getty ImagesPaís vem dominando o pódio no esporte desde os Jogos Olímpicos Sydney 2000 / Foto: Julian Finney/Getty Images

Rio de Janeiro - A segunda colocação na fase classificatória não passou de um susto e a Federação da Rússia subiu ao topo do pódio novamente na competição por equipes da ginástica rítmica. O país comandou a festa na Arena Olímpica do Rio no último dia de disputas dos Jogos Rio 2016. 
 
Com o ouro, seu segundo no Rio 2016 – o primeiro veio na prova individual com Margarita Mamun -, a Federação da Rússia mantém sua soberania absoluta no esporte, que perdura desde Sydney 2000. De lá para cá, somente atletas russas ganharam o ouro na ginástica artística, totalizando dez ouros seguidos – cinco no individual e outros cinco por equipes.
 
O quinteto russo, formado por Vera Biriukova, Anastasia Bliznyuk, Anastasiia Maksimova, Anastasiia Tatareva e Maria Tolkacheva, teve o maior somatório de notas, com 36.233. A Espanha, que havia superado as russas na fase de classificação, levou a prata com 35.766, mesma pontuação da Bulgária, que ficou com o bronze.

Veja Também: