Seleção Ginástica Rítmica fica entre as melhores do mundo no Rio 2016

Equipe verde e amarela é reserva na final deste domingo (21), na Arena Olímpica do Rio de Janeiro / Foto: Ricardo Bufolin/CBG

Rio de Janeiro - A Seleção de Conjunto de Ginástica Rítmica deixou a Arena Olímpica do Rio de Janeiro, um dos palcos dos Jogos Olímpicos, com a sensação de dever cumprido. Afinal, as brasileiras acabavam de garantir um resultado importante para a modalidade no País. Na elite, agora entre as dez melhores do mundo, a equipe superou potências da ginástica. Toda a dedicação e persistência estão rendendo bons resultados. 
 
Neste sábado (20), durante a classificatória, a Seleção apostou em duas músicas totalmente brasileiras. Na primeira série, a de cinco fitas, a coreografia foi embalada por Aquarela do Brasil, interpretada por Ivete Sangalo. Segundo país a se apresentar, a equipe ficou um pouco ansiosa e teve algumas falhas. A apresentação rendeu 15,766 pontos (8,100 de dificuldade e 7,666 de execução). Já no arco e maças, as ginastas se superaram. Persistiram, acertaram e levantaram a torcida ao som de ritmos genuinamente brasileiros, com destaque para Tico-Tico no Fubá e Brasileirinho. Entraram no tablado com o objetivo de cravar a série e conseguiram. A técnica Camila Ferezin não se conteve de emoção. A torcida aplaudiu com fervor. Com mais de um ponto acima do que na séria anterior, a nota foi 16,883 (8,550 de dificuldade e 8,333 de execução). No geral, o Brasil somou 32,649 e ficou em nono, como primeiro reserva na final. A diferença foi pequena em relação a Ucrânia, oitava colocada, com 33,816. 
 
"Nós conseguimos retomar a boa colocação do Brasil em Jogos Olímpicos. Estamos novamente na elite mundial", afirmou Camila. Em Londres/2012, o conjunto brasileiro não se classificou, enquanto em Pequim/2008 foi o 12º colocado. "Agora voltamos com tudo. Somos o nono melhor conjunto do mundo. Só temos o que comemorar. Trabalhamos muito para estar aqui, deixamos tantas coisas de lado durante esses anos para nos dedicarmos à ginástica rítmica e conseguirmos retomar o Brasil na elite mundial. Por isso, saímos daqui com a sensação de dever cumprido", completou.
 
O Brasil ficou à frente da Alemanha, China, Uzbesquistão, Grécia e Estados Unidos. Uma grande evolução. No Mundial de 2015, o Brasil foi superado pelos cinco países. No evento-teste, em abril, Alemanha, Uzbesquistão e Grécia venceram o Brasil. "A evolução foi grande. Vencemos países que não conseguimos passar durante todo o ciclo, como Alemanha e China. Vimos que é possível e já começamos a sonhar com a próxima Olimpíada. Queremos subir ainda mais, mas é um degrau de cada vez. Não é de um ano para outro que um país consegue chegar entre os primeiros. Vimos que dá certo. Tenho certeza que na próxima iremos melhorar esse resultado e ficar entre os cinco primeiros. Seguiremos trabalhando muito para isso", disse.
 
Toda a Seleção de Conjunto era composta por estreantes em Jogos Olímpicos, que descreveram essa experiência como um momento realmente inesquecível. "Competir uma Olimpíada em casa, com essa torcida maravilhosa, é a realização do sonho de todas. Trabalhamos muito para chegar até aqui e não fomos à final por pouco. Tivemos falhas no conjunto de fitas, mas nos unimos e conseguimos dar a volta por cima e fazer uma linda série de arco e maças. Vamos só levar coisas positivas dessa competição. Estamos entre as dez melhores do mundo e ganhamos de potências da ginástica. Isso servirá como uma grande motivação para nos prepararmos ainda mais para a próxima", destacou a capitã Jéssica Maier, que completa 22 anos amanhã. 
 
Para Emanuelle Lima, de 20, tudo foi maravilhoso. "Não tenho nem palavras para descrever esse momento. Estou realizada. Não dá para acreditar que consegui chegar até aqui, que realizei o meu sonho. Todas nós demos o nosso máximo nessa competição. Saio com o coração leve, com a sensação de dever cumprido e feliz. Nas duas apresentações sentimos muito a torcida do público. Eles estão de parabéns. Foi incrível", frisou Manu, que, ao lado das companheiras de equipe, deixou a Arena Olímpica ao som de 'Brasil, Brasil' vindo das arquibancadas. As brasileiras fizeram bonito e o público reconheceu.
 
A decisão do conjunto geral, com os oito primeiros colocados, será neste domingo (21), das 11h às 12h45. O Brasil, em nono, é o primeiro reserva.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook