Brasil estreia na Ginástica artística com ouro inédito em Guadalajara

A Seleção Masculina de Ginástica Artística estreou da melhor forma possível no Pan de Guadalajara: com apresentações quase perfeitas e com a conquista do ouro inédito / Foto: Ricardo Bufolin/Photo&GrafiaGuadalajara - A Seleção Masculina de Ginástica Artística estreou da melhor forma possível no Pan de Guadalajara: com apresentações quase perfeitas e com a conquista do ouro inédito, medalha que foi a milésima do Brasil em Jogos Pan-Americanos.

Depois de ficar com a prata em Santo Domingo-2003 e no Rio de Janeiro-2007, a equipe formada pelos ginastas Arthur Zanetti, Diego Hypolito, Francisco Barreto Júnior, Petrix Barbosa, Péricles Silva e Sérgio Sasaki e pelos técnicos Renato Araújo e Marcos Goto, conquistou primeiro lugar na disputa geral por equipes, com 346.100. A segunda posição ficou com Porto Rico (344.850) enquanto o bronze para os Estados Unidos (342.000).

"Para mim, é uma honra estar com essa medalha história no peito. É importante porque hoje não tem só o Diego na ginástica, há outros atletas. É um momento muito importante na ginástica. Como há muitos atletas bons fora da Seleção, os de dentro têm de treinar muito para não sair", afirmou Diego, que, aos 25 anos, é o atleta mais experiente da equipe brasileira. "Passar por Estados Unidos, Porto Rico e México na casa deles, é motivo de muita alegria", completou.

O time também foi bem individualmente. No individual geral, Sérgio Sasaki e Petrix Barbosa representarão o País na decisão. Ambos voltam ao tablado amanhã (26) às 20h30 (horário de Brasília).

Sasaki, estreante em Pan-Americanos, foi o destaque do dia. Além do primeiro lugar geral, ele se classificacou para as decisões no cavalo com alças (segundo lugar), barras paralelas (quarto) e solo (quinto).

"É motivo de muita alegria. Estou vindo de contusão (no tornozelo direito), competi com dor. Mas cumpri o meu objetivo. Esse grupo é unido, diferente. O mais importante é que a equipe é jovem e podemos contribuir para bons resultados", disse Sérgio que tem 19 anos.

Diego Hypolito também disputará a final do solo em Guadalajara. O atleta, que foi prata no Mundial do Japão, disputado no início do mês, ficou em primeiro lugar nessa prova. De quebra, ele também disputará a final do salto (ficou em quinto).

Arthur Zanetti, por sua vez, ficou em primeiro nas argolas, garantindo, assim, presença na final individual do aparelho. Ele havia conquistado a medalha de prata no Mundial do Japão.

Já Petrix Barbosa, que marca presença também na decisão geral, avançou para a final da barra fixa em décimo lugar na classificação. Contudo, ele foi beneficiado pela regra de que só dois atletas por país podem participar da final - Porto Rico teve quatro ginastas entre os oito primeiros enquanto os EUA tinham três.

"É o meu primeiro Pan e levar para o Brasil essa medalha histórica de ouro dá muita alegria. A sensação é de dever cumprido. Agora, é concentrar nas finais do individual", disse o ginasta de 19 anos.

A final individual masculina ocorre na terça-feira, dia 26, às 20h30 de Brasília. Na quinta-feira (27), acontecem as decisões no solo (16h), cavalo (16h40) e argolas (18h). A decisão do salto, das barras paralelas e da barra fixa é sexta-feira (28).

Confira abaixo a programação completa (horários de Brasília): 

Terça-Feira (26)
Das 16h às 18h - final individual geral GAF (Daniele Hypolito e Bruna Leal participam)
Às 18h15 - premiação
Das 20h30 às 23h - final individual geral GAM (Sérgio Sasaki e Petrix Barbosa participam)
Às 23h15 - premiação

Quinta-feira (27)
Das 16h às 16h30 - Final solo GAM (Diego Hypolito e Sérgio Sasaki participam)
Das 16h40 às 17h10 - Final salto GAF (Daniele Hypolito e Adrian Gomes participam) e final cavalo GAM (Sérgio Sasaki participa)
Das 17h20 às 18h00 - premiação
Das 18h00 às 18h30 - Final barras assimétricas GAFe final argolas GAM (Arthur Zanetti participa)
Das 18h40 às 19h00 - premiação

Sexta-feira (28)
Das 16h às 16h30 - Final trave GAF (Priscila Cobello participa) e final salto GAM (Diego Hypolito participa)
Das 16h40 às 17h00 - premiação
Das 17h10 às 17h40 - Final solo GAF (Daniele Hypolito participa) e final barras paralelas GAM (Sérgio Sasaki participa)
Das 17h40 às 18h10 - Final barra fixa GAM (Petrix Barbosa participa)
Das 18h20 às 19h00 - premiação