Brasileiros buscam medalhas individuais no Campeonato Mundial de Tóquio

Arthur Zanetti está na final das argolas/ Foto: Divulgação Tóquio - As seleções brasileiras masculina e feminina de ginástica artística já atingiram o primeiro objetivo e garantiram presença no evento teste de Londres, em janeiro, competição que reunirá oito países e classificará quatro para os Jogos Olímpicos, em 2012. Agora, os ginastas vão em busca de saltos ainda maiores no Campeonato Mundial, em Tóquio, no Japão.

 A meta passa a ser a conquista de medalhas individuais nos aparelhos, etapa em que o Brasil terá quatro representantes. As provas serão transmidas ao vivo pelo Canal SporTV. A primeira a entrar no Tokyo Metropolitan Gymnasium será Daniele Hypolito. Na quinta-feira, dia 13 de Outubro, a partir das 6h (horário de Brasília), ela disputa a final do individual geral, em que 24 atletas competem em todos os aparelhos. Na fase de classificação, no sábado, Daniele assegurou a vaga com 54.557 pontos.

O Brasil volta a competir no sábado, quando os outros três atletas entram em ação, todos com boas chances de medalha. Diego Hypolito será o primeiro. Bicampeão mundial do solo, ele vai tentar reconquistar a coroa na prova, que tem início previsto para a 1h30 (de Brasília). Na fase classificatória, Diego terminou em quarto lugar, com 15.500 pontos.

Quinta melhor no salto na fase preliminar, com 14.266 pontos, Jade Barbosa está entre as favoritas ao pódio. Sua prova terá início à 1h55 (de Brasília). A participação nacional será encerrada com Arthur Zanetti, nas argolas, às 3h35 (de Brasília). Credenciado pelo segundo lugar na fase preliminar, com 15.533 pontos, ele vai tentar repetir a dose para ser o primeiro brasileiro a subir no pódio em Mundiais na prova.

Programação (horário de Brasília):

Quinta-feira (13), a partir das 6h - final do individual geral feminino (Daniele Hypolito)
Sábado (15), a partir da 1h30 - final do solo (Diego Hypolito)
Sábado (15), a partir das 1h55 - final do salto (Jade Barbosa)
Sábado (15), a partir das 3h35 - final das argolas (Arthur Zanetti)