Ginástica Artística Brasileira disputa Sul-Americano Infantil e Juvenil na Colômbia

Arthur Nory Mariano será um dos destaques / Foto: Ricardo Bufolin/Photo&Grafia

Rio de Janeiro - Terminou, no último sábado, dia 10 de Setembro, o estágio de treinamentos da Seleção de Ginástica Artística Masculina no Rio de Janeiro. A equipe ficou concentrada durante 20 dias no estado carioca, treinando no Clube de Regatas do Flamengo, última fase de preparação no Brasil, antes de embarcar para o Japão, onde disputará o 43º Campeonato Mundial (pré-olímpico), de 07 a 16 outubro.

Francisco Barreto, Sérgio Sasaki, Pétrix Barbosa e Péricles Silva, acompanhados pelo técnico Marcos Goto, estavam no Rio desde o dia 22 de agosto. Já Diego Hypolito, Arthur Zanetti e o treinador Renato Araújo chegaram na mesma data, mas tiveram um intervalo nos treinos, já que foram à Bélgica nos dias 03 e 04 de setembro para disputar a Copa do Mundo de Ghent, voltando a se encontrar com o grupo no dia 06, para dar sequência à preparação, que contou com a presença do consultor técnico bielorrusso Vladimir Vatkin.

A agenda da Seleção, no Flamengo, contou com dois treinos por dia, de manhã e à tarde, e com duas avaliações, realizadas na segunda e na terceira semana. "A Seleção evoluiu tecnicamente. Passamos esse feed-back para os meninos, e estamos com ótimas expectativas A equipe está completa, sem nenhuma lesão grave; somente o Vitor Rosa ainda está se recuperando, mas ganhamos bastante com a volta do Diego e do Arthur, que não competiram no Mundial de 2010", destacou Marcos Goto.

Sobre a presença do bielorrusso nessa etapa de preparação, o treinador destacou o quanto a experiência do estrangeiro acrescentou no trabalho. "Somente a bagagem que ele tem já contribui. O Vladimir já participou de 16 Mundiais e, com sua visão internacional da Ginástica, nos ajudou bastante nesses últimos treinos, que foram utilizados para ajustarmos os detalhes, eliminarmos os erros das séries e trabalhar o psicológico dos ginastas", completou Marcos Goto.

As oito seleções melhores colocadas no Mundial do Japão classificam-se direto para os Jogos Olímpicos de Londres (2012). Os países que terminarem da 9ª à 16ª colocação disputarão um torneio em janeiro, para decidir quem fica com as outras quatro vagas das Olimpíadas. A convocação final ainda não foi definida; a Seleção que disputará o Mundial embarca para Tóquio no próximo domingo (18) e, após a competição no país asiático, segue direto para o México, onde disputará os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara no mesmo mês, com competições de Ginástica Artística entre os dias 19 e 31.