Ginástica Artística do Brasil fecha o Pan-Americano com seis medalhas

No último dia de disputas da Ginástica Artística nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, o Brasil garantiu três medalhas / Foto: DivulgaçãoGuadalajara - No último dia de disputas da Ginástica Artística nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, o Brasil garantiu três medalhas. Diego Hypolito conquistou novo ouro, desta vez na final individual do salto, e sua irmã Daniele conseguiu bronze na trave e no solo. Os resultados do dia 28 somam-se ao ouro conquistado pela equipe masculina na disputa geral, ao ouro de Diego Hypolito no solo e a prata de Arthur Zanetti nas argolas.

Diego confirmou o favoritismo no salto, uma de suas especialidades. Com 15.875 pontos, ficou à frente do chileno Enrique González (15.587), prata, e do canadense Hugh Smith, que levou o bronze (15.575). "Estou muito feliz. Vim de um período difícil em que tive de dar a volta por cima, pois foram algumas lesões em dois anos. Me concentrei bastante para essas provas e estou muito feliz pelo meu quinto ouro em Pans", disse ele. Em 2007, no Rio de Janeiro, Diego também ganhou o ouro no salto e no solo.

Daniele Hypolito fez 13.750 pontos na trave e ficou atrás da guatemalteca Ana Sofia Gomes (ouro com 14.175 pontos) e da canadense Kristina Vaculik (prata com 13.925). No solo, Daniele obteve 13.750 pontos; o ouro foi para mexicana Ana Estafania Lago (13.800) e da canadense Mikaela Gerber (13.775). "Estou muito feliz, não importa a cor da medalha. Participei de quatro finais (solo, salto, trave e individual geral). A conquista dessas medalhas e das vagas nas finais demonstra que estou bem", declarou.

Outros dois brasileiros participaram de finais individuais hoje. Sérgio Sasaki disputou a decisão das barras paralelas e ficou na quinta posição, com 14.800. Na barra fixa, Petrix Barbosa ficou na quarta posição com 14.300 pontos.

Olimpíadas - as Seleções Masculina e Feminina de Ginástica Artística disputarão evento teste na Inglaterra em janeiro, para tentar garantir uma das quatro últimas vagas para as Olimpíadas de Londres-2012. Por terem conquistado medalhas no Mundial de Ginástica do Japão, disputado no início do mês, Diego (bronze no solo) e Arthur (prata nas argolas) já têm vagas individuais garantidas nos Jogos Olímpicos de 2012.