Ginástica Artística estreia segunda-feira em Guadalajara

Gabriela Soares é uma das atletas brasileiras que entram na disputa por medalhas em Guadalajara / Foto: Ricardo Bufolin/Photo&GrafiaGuadalajara - As Seleções Masculina e Feminina de Ginástica Artística já estão treinando em Guadalajara. O objetivo é repetir a excelente performance da Ginástica Rítmica, que terminou o Pan com sete medalhas (três de ouro, uma de prata e três de bronze), melhor desempenho na história dos Jogos.

Desde segunda-feira, dia 17 de Outubro,  no México, as equipes estão na fase dos treinos livres, realizados no Complexo Nissan de Ginásia. Amanhã (21), os meninos farão treinamento em dois períodos: das 12h30 às 15h (15h30 às 18h, horário de Brasília) e das 19h às 20h30 (22h às 23h30 de Brasília). A equipe feminina trabalha mais cedo: das 9h às 11h (12h às 14h de Brasília) e das 15h30 às 18h (18h30 às 21h de Brasília).

Sábado, dia 22 e domingo, dia 23, os ginastas farão os treinos de pódio - espécie de ensaio geral antes da competição. Na segunda-feira (24), as meninas começam a competir. Na terça (25), será a vez dos rapazes.

Os brasileiros chegaram ao México embalados pela conquista de duas medalhas no Campeonato Mundial de Tóquio, no Japão, encerrado no último domingo (16). Diego Hypolito foi bronze no solo e Arthur Zanetti levou a prata nas argolas. Além disso, tanto a Seleção Masculina como a Feminina asseguraram vaga no evento teste de janeiro, em Londres (Inglaterra), torneio que classificará quatro países para as Olimpíadas de 2012.

A equipe nacional terá duas mudanças em relação à que viajou para o Japão. Na Seleção Feminina, a ausência será de Jade Barbosa, que sofreu uma lesão no pé esquerdo na final do salto no Mundial. Já pela Masculina, a baixa é Mosiah Rodrigues, poupado pela comissão técnica. Os substitutos são Gabriela Soares e Petrix Barbosa, respectaivamente.

Assim, compõem a Seleção Masculina Arthur Zanetti (Serc/Santa Maria), Diego Hypolito (Clube de Regatas do Flamengo), Francisco Barreto Júnior (Serc/Santa Maria), Petrix Barbosa (Clube de Regatas do Flamengo), Péricles Silva (Esporte Clube Pinheiros) e Sérgio Sasaki (Clube de Regatas do Flamengo), comandados pelos técnicos Renato Araújo e Marcos Goto.

A equipe feminina é formada por Adrian Gomes (Grêmio Náutico União), Bruna Leal (Cegin), Daiane dos Santos (Esporte Clube Pinheiros), Daniele Hypolito (Clube de Regatas do Flamengo), Gabriela Soares (Clube de Regatas do Flamengo) e Priscila Cobello (Clube de Regatas do Flamengo), com os técnicos Iryna Ilyashenko e Ricardo Pereira.

Edgard Ferreira, Eliseu Burtet Neto e Ricardo Yokoyama são os árbitros nacionais para a competição masculina. Mônica dos Anjos, Yumi Sawasato e Lisiane Bergue, para a feminina. Leonardo Finco é o chefe de equipe da Ginástica Artística.