Ginástica Artística Masculina faz história e garante vaga no evento teste em Londres

A Seleção Masculina de Ginástica Artística fez bonito no Campeonato Mundial de Tóquio, no Japão, e segue firme na briga por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012 / Foto: Divulgação Tóquio - A Seleção Masculina de Ginástica Artística fez bonito no Campeonato Mundial de Tóquio, no Japão, e segue firme na briga por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

Em sua melhor participação na história do torneio, a equipe terminou em 13º lugar com 346.626 pontos, garantindo presença no evento teste que será realizado em janeiro, em Londres. Na ocasião, oito países disputam as quatro vagas restantes para as Olimpíadas 2012. Os oito primeiros no Mundial já se garantiram. Os adversários do Brasil serão Espanha, Grâ Bretanha, Porto Rico, Itália, Canadá, Bielorússia e França.

Marcos Goto, um dos técnicos da seleção, estava muito feliz com o inédito resultado. "A classificação em 13º lugar se encaixou perfeitamente dentro da meta que havíamos estabelecido. Nosso primeiro objetivo era mesmo garantir vaga para no evento teste, ou seja, ficar entre os 16 primeiros. Queríamos ficar à frente de Holanda, Suíça e Bielorússia, mas achávamos pouco provável vencer Itália e Porto Rico", disse Goto. "Estamos muito orgulhosos de nossa equipe, que fez uma competição esplêndida. Não podemos nos esquecer de agradecer toda a comissão técnica que trabalha com a gente: fisioterapeutas e médico. A presença desses profissionais fez grande diferença para alcançarmos esse resultado no Japão", completou.

Arthur Zanetti e Diego Hypólito ainda se classificaram para a final por aparelhos. Zanetti vai disputar medalha nas argolas, prova em que terminou a fase de classificação em 2º lugar, com 15.533 pontos, atrás apenas do chinês Chen Yibing (15.700). Já Diego avançou à final no solo, sua especialidade, terminando em quarto lugar, com 15.500 pontos. O mais bem classificado foi o chinês Zou Kai (15.700). O brasileiro é ainda o terceiro reserva na final do salto, com a marca de 16.087 pontos. As finais serão no sábado (15) e domingo (16). No individual geral, em que o Brasil não terá representante na final masculina, o melhor da equipe nacional foi Sérgio Sasaki, que terminou em 37º lugar, com 13.983 pontos. 

Além deles, compõem a equipe masculina Francisco Barreto, Mosiah Rodrigues, Péricles Silva, Danilo Nogueira, Pétrix Barbosa e Péricles Fouro da Silva. Além de Marcos Goto, o outro treinador da equipe é Renato Araújo. Também estão no Japão o bielorusso Vladimir Vatkin (consultor técnico) e o coordenador Leonardo Finco.

Entre as mulheres, o Brasil disputará medalhas com Jade Barbosa (no salto) e Daniele Hypolito (individual geral). A seleção feminina já havia garantido classificação para o evento teste.

Programação (horário do Brasil):

Quarta-feira (12), a partir das 6h - finais da GAM por equipes
Quinta-feira (13), a partir das 6h - finais individual geral da GAF - Daniele Hypolito
Sexta-feira (14), a partir das 7h - finais individual geral da GAM
Sábado (15) e domingo (16), a partir das 01h30 - finais por aparelhos GAF e GAM - Diego Hypolito, Arthur Zanetti e Jade Barbosa