Ginástica de Trampolim do Brasil vai à República Tcheca para disputar Copa do Mundo

Cinco atletas da Seleção de Ginástica de Trampolim viajam hoje (26) para a República Tcheca, onde defenderão as cores do Brasil na Copa do Mundo de Jablonec, no próximo final de semana, sábado (01) e domingo (02). / Foto: Wander Roberto / COBSão Paulo - Cinco atletas da Seleção de Ginástica de Trampolim viajam hoje (26) para a República Tcheca, onde defenderão as cores do Brasil na Copa do Mundo de Jablonec, no próximo final de semana, sábado (01) e domingo (02).

Além de Taissa Paraiso Garcia (CMRJ), a equipe nacional será representada pelos quatro ginastas convocados para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em outubro: Carlos Ramirez Pala e Giovanna Venetíglio Matheus (NGOTF); Rafael Oliveira Andrade (CMRJ) e Daienne Cardoso Lima (ALFA CEM).

O local de treinamentos e competição, na República Tcheca, será o City Sports Hall Jablonec Nad Nisou. A Seleção terá Mário César de Carvalho como técnico, ao lado de Tatiana Cano Figueiredo, que também irá como chefe de delegação. O árbitro brasileiro na Copa do Mundo será Marcos Antônio de Oliveira.

As expectativas são boas, principalmente, para Giovanna Matheus e Ramirez Pala. Na Copa do Mundo do Japão, disputada em julho, os dois se classificaram para as finais, feito que, até então, o Brasil não havia conseguido na história do campeonato: ser representado por um atleta da categoria feminina e um da masculina, nas finais de uma mesma etapa. E Giovanna ainda conquistou medalha de bronze, com Ramirez em sexto.

"Em função desses ótimos resultados, acredito que temos grandes chances de chegar à final. Mas, acima dos resultados, a Copa do Mundo será importante para motivá-los e agregar mais experiência internacional, nessa reta final de preparação para o Pan e para o Mundial (em novembro)", destacou Tatiana Figueiredo.

Ramirez Pala reforçou as palavras da treinadora. "Será um teste antes das próximas competições. Então é fundamental focarmos em competir bem e observarmos quais detalhes precisamos ajustar. Os resultados virão como consequência de boas apresentações".

Tatiana Figueiredo também adiantou quais serão os principais adversários do Brasil na República Tcheca. "O que mais complica para as outras seleções, sempre, é a China. Mas os chineses não vão competir nesta etapa da Copa do Mundo. Então, no feminino, quem pode dificultar nossa vida são as inglesas e, no masculino, os japoneses".

Encerrada a Copa do Mundo de Jablonec, a Seleção de Ginástica de Trampolim volta para o Brasil e, no dia 09 de outubro, embarca para o México, onde disputará o Pan de Guadalajara. A equipe nacional terá uma semana de treinamentos em solo mexicano e entra em ação para competir nos dias 17 e 18.