Com o brasileiro Rafael Andrade, evento-teste será nesta terça-feira

Treino de pódio do trampolim / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - Pela primeira vez na história da ginástica de trampolim brasileira, o País contará com um representante nos Jogos Olímpicos. Antes da participação no Rio 2016, Rafael Andrade, goiano de 29 anos, estará no evento-teste da modalidade, na Arena Olímpica do Rio, nesta terça-feira (19). As provas masculinas serão das 17h às 19h15. 
 
O primeiro contato de Rafael e de todos os participantes com o ginásio oficial foi nesta segunda-feira (18) durante o treinamento de pódio. O brasileiro, praticante da modalidade há mais de 20 anos, explicou a importância de treinar na área de competição. "Os trampolins estão bons e não são diferentes do que estamos acostumados. A novidade para a gente foi a cor verde do aparelho. Para mim, o que é um pouco mais difícil é a ambientação com um ginásio maior. Isso muda a nossa sensibilidade para as referências de altura e equilíbrio", contou Rafael, que no evento-teste está acompanhado pela técnica Tatiana Figueiredo.
 
Amanhã, das 11h às 13h, os ginastas farão mais um treino de pódio, o que será importante antes de competição à tarde. "Hoje o meu treinamento foi normal por ser o primeiro contato com a arena. Eu estava me adaptando ao ambiente. Já amanhã o treino será mais preciso. Estou muito focado nisso", completou o experiente Rafael, dono da inédita medalha de prata brasileira nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, em 2011.
 
Para a treinadora Tatiana Figueiredo, o nível técnico do evento-teste será alto. "Os atletas estão muito preparados para disputar as vagas olímpicas. Será uma boa competição e quem tiver menos falhas de execução terá o melhor resultado", destacou. "O Rafael vem evoluindo bastante. Ele está treinando forte e, neste momento, focando na melhora da execução dos saltos. Após o evento-teste, ele vai aumentar a dificuldade das séries obrigatórias e livres", encerrou.
 
O evento-teste da modalidade contará com 16 participantes pelo masculino. Os cinco melhores conquistam vaga para o Rio 2016. Rafael já está garantido como o representante do país-sede.
 
Programação:
 
Terça-feira (19)
 
9h às 11h: treino de pódio feminino
 
11h às 13h: treino de pódio masculino
 
14h às 16h15: qualificatória e finais feminina (UZB, BLR, JPN, FRA, UKR, NED, GER, POR, RUS, USA, CHN)
 
16h15 às 16h30: cerimônia de premiação
 
17h às 19h15: qualificatória e finais masculina (GBR, KAZ, COL, POR, USA, UKR, CHN, BLR, BRA, SUI, RUS, CAN, AUS, NZL)
 
19h15 às 19h30: cerimônia de premiação
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook