Mundial de Ginástica Rítmica começa na próxima segunda-feira, dia 19 de Setembro

Nove ginastas representarão o Brasil no 31º Mundial de Ginástica Rítmica, a partir da próxima segunda-feira, dia 19 de Setembr, em Montpellier, na França / Foto: Ricardo Bufolin/Photo&GrafiaFrança - Nove ginastas representarão o Brasil no 31º Mundial de Ginástica Rítmica, a partir da próxima segunda-feira, dia 19 de Setembr, em Montpellier, na França. Serão 283 atletas de mais de 40 países, em Conjunto e Individual, dando o seu melhor para conquistar medalhas e, mais do que isso, garantir vaga nas Olimpíadas de Londres, em 2012.

A Seleção Brasileira Individual, que estreia já na segunda-feira, com as disputas qualificatórias de arco e bola, será integrada por Angélica Kvieczynski (Sadia/PR), Natália Gaudio (Escola de Campeãs/ES) e Simone Luiz (Sadia/PR), com a técnica Anita Klemann. No caso da Individual, as 24 ginastas melhores colocadas na competição classificam-se para os Jogos Olímpicos. No entanto, pela regra, são somente duas vagas por país.

Já o Conjunto começa a competir apenas no dia 24 e, por isso, ainda está em fase de aclimatação e treinamentos em Calais, também na França, e segue para Montpellier na próxima quarta-feira (21). Sob o comando das treinadoras Camila Ferezin, Iracema Alves e Anna Danielyan, a equipe nacional entrará em ação com Luisa Matsuo (Adiee/Udesc/SC), Débora Falda (Unopar/PR), Jéssica Maier (Guairacás/SC), Eliane Sampaio (Grêmio Náutico União/RS), Drielly Daltoé (Clube dos Oficiais/ES) e Bianca Mendonça (Adiee/Udesc/SC).

No caso do Conjunto, o Brasil precisa vencer todos os países das Américas para garantir vaga em Londres, e as expectativas são as melhores possíveis já que o mesmo grupo acabou de ser campeão Sul-Americano na Venezuela. "Essas ginastas treinam juntas desde fevereiro, o que é pouco tempo para a Ginástica Rítmica. A medalha de ouro mostra que estamos trabalhando da melhor maneira possível. As meninas evoluíram muito nos últimos meses. Alcançamos uma nota alta (25.250) com a coreografia de cinco bolas na Venezuela, o que não esperávamos. Tivemos pequenos erros, que serão ajustados até o início do Mundial, e daremos nosso máximo para vencer Canadá e Estados Unidos, nossos principais adversários", avaliou Camila Ferezin.

Foi na Venezuela que a Seleção de Conjunto apresentou pela primeira vez, fora do Brasil, suas duas coreografias novas, uma com cinco bolas, embaladas pela música My Way, e outra com três fitas e dois arcos, ao som de um ritmo mesclado pelas composições Onta, do Cirque Du Soleil, e Real in Rio, trilha do filme Rio. No Mundial, será a vez de outros países assistirem essas novas apresentações. "Principalmente a dos arcos e fitas foi muito elogiada e aplaudida no Sul-Americano. A equipe ainda é nova e, independentemente dos resultados que conquistarmos no Mundial, de uma coisa tenho certeza: o mundo vai notar que a Ginástica Rítmica do Brasil está com outra cara", finalizou a treinadora.

O Brasil terá, como chefe de delegação, Dalza Batista. As árbitras nacionais, na competição, serão Márcia Regina Aversani Lourenço e Maria Cristina Vital; Luís Pádua é o médico que acompanhará as seleções, e Ingrid Oliveira a fisioterapeuta.

Programação do Mundial, no horário local (fuso horário de cinco horas a mais):

Segunda-feira (19)
Das 10h às 13h30 - qualificatórias de arco e bola individual
Das 14h30 às 15h - cerimônia de abertura
Das 15h às 18h30 - qualificatórias de arco e bola individual

Terça-feira (20)
Das 10h às 18h30 - qualificatórias de arco e bola individual
Das 20h às 20h30 - finais individuais de arco
Das 20h30 às 21h - finais individuais de bola
Das 21h às 21h15 - cerimônia de premiação de arco e bola

Quarta-feira (21)
Das 10h às 18h30 - qualificatórias de maça e fita individual

Quinta-feira (22)
Das 10h às 18h30 - qualificatórias de maça e fita individual
Das 20h às 20h30 - finais individuais de maça
Das 20h30 às 21h - finais individuais de fita
Das 21h às 21h15 - cerimônia de premiação de maça e fita
Das 21h15 às 21h25 - cerimônia de premiação por equipes

Sexta-feira (23)
Das 8h às 15h30 - treinamento de pódio individual
Das 16h30 às 22h30 - finais individual geral
Das 22h40 às 22h55 - cerimônia de premiação individual geral

Sábado (24)
Das 15h às 19h - competição conjunto
Das 19h às 19h15 - cerimônia de premiação de conjunto

Domingo (25)
Das 8h às 10h - treinamento de pódio para os países finalistas no conjunto
Das 14h às 14h40 - final de conjunto cinco bolas
Das 14h40 às 14h50 - cerimônia de premiação conjunto cinco bolas
Das 15h às 15h40 - final de conjunto três fitas e dois arcos
Das 15h40 às 15h50 - cerimônia de premiação conjunto três fitas e dois arcos
Das 16h15 às 17h50 - encerramento do Mundial

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook