Seleção de Ginástica Artística Feminina é convocada para treinamentos antes do evento-teste

Adrian, Daniele e os técnicos Ricardo Pereira e Iryna Ilyashenko / Foto: Ricardo Bufolin/Photo&GrafiaRio de Janeiro - Classificada para o evento-teste pré-olímpico de Londres, em janeiro, a Seleção de Ginástica Artística Feminina volta a se concentrar para a reta final de preparação, antes de iniciar a disputa por uma vaga nas Olimpíadas de 2012.

A equipe se reúne quinta-feira, dia 01º de Dezembro, no Rio de Janeiro, onde treinará até o dia 23. O grupo convocado pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) inclui nove ginastas: Adrian Gomes, do Grêmio Náutico União (RS); Daiane dos Santos, do Esporte Clube Pinheiros (SP); Bruna Leal, Ethiene Franco e Harumy de Freitas, do CEGIN (PR); e Daniele Hypolito, Gabriela Soares, Jade Barbosa e Priscila Cobello, do Clube de Regatas Flamengo (RJ); local que receberá os treinamentos da Seleção.

Além da coordenadora da Ginástica Artística Feminina, Georgette Vidor, os treinadores que acompanharão as atletas serão Adriana Alves, Iryna Ilyashenko, Raimundo Blanco, Ricardo Pereira e Viviane Araújo. Heine Milani de Araújo irá como assistente de coordenação, e Igor Letra de Oliveira Carvalho é o fisioterapeuta.

"Sabíamos que teríamos dificuldades de nos classificarmos para as Olimpíadas diretamente no Mundial. No Japão, conversamos sobre como seriam os treinamentos, caso fossemos mesmo para o evento-teste, e todas concordaram que as atividades se concentrassem no Rio de Janeiro. O Flamengo dispõe de um tablado novo e uma mesa de salto com o mesmo material que será usado em Londres (Gymnova)", explicou Georgette Vidor.

A coordenadora falou, também, sobre a importância dessa fase de treinamentos para a conquista da vaga. "O objetivo é limpar as séries das meninas e fazer avaliações para verificar quem realmente aguenta cargas fortes de treinos e quais estão totalmente preparadas para a competição. Em outubro, seguramos um pouco porque o Pan viria logo após o Mundial. Mas agora é hora de aperfeiçoar todos os detalhes que faltam. Para sonharmos com a classificação, precisamos trabalhar."

Após o fim da preparação no Rio de Janeiro, as ginastas voltam para seus respectivos estados e, no dia 26, aquelas que disputarão o evento-teste embarcam para Ipswich, na Inglaterra, para um período de aclimatação até o inicio da competição. A Seleção viaja para Londres no dia 07. O torneio começa no dia 08 e termina no dia 18, com programação de Ginástica Artística até o dia 13, e será realizado na North Greenwich Arena.

"A união do grupo será determinante para buscarmos a classificação nas Olimpíadas. Os estágios de treinamentos serão fundamentais para que a equipe se concentre e, com todas as ginastas reunidas, esteja 100% focada. São duas fases de preparação que fazem parte do nosso planejamento e dão sequência ao trabalho que vem sendo realizado", comentou a presidente da CBG, Luciene Resende.