Seleção de Ginástica Rítmica de Conjunto treina para o Mundial, embalada pelo ouro do Sul-Americano

A Seleção Brasileira Adulta de Ginástica Rítmica de Conjunto está em Calais, na França, em período de aclimatação para o 31º Campeonato Mundial (pré-olímpico) que será disputado de 19 a 25, em Montpellier, no mesmo país / Foto: DivulgaçãoFrança - A Seleção Brasileira Adulta de Ginástica Rítmica de Conjunto está em Calais, na França, em período de aclimatação para o 31º Campeonato Mundial (pré-olímpico) que será disputado de 19 a 25, em Montpellier, no mesmo país.

E o clima é de comemoração e com ótimas expectativas para a competição, já que, no último final de semana, a equipe nacional conquistou medalha de ouro no Sul-Americano, disputado em Maracaibo, deixando as venezuelanas, donas da casa, com a medalha de prata.

O grupo formado por Luisa Matsuo, Jéssica Maier, Débora Falda, Drielly Daltoé, Bianca Mendonça, Letícia Dutra, Dayanne Amaral e Eliane Sampaio, comandado pelas técnicas Camila Ferezin e Iracema Alves, foi campeão ao se apresentar com duas coreografias novas: uma com cinco bolas, embaladas pela música My Way, e outra com três fitas e dois arcos, ao som de um ritmo mesclado pelas composições Onta, do Cirque Du Soleil, e Real in Rio, trilha do filme Rio.

E não foi só esse bom resultado que a delegação brasileira conquistou no Sul-Americano. Além da Seleção de conjunto, todas as seleções individuais conquistaram medalhas. Na categoria Pré-infantil, Mariany Miyamoto ficou com o ouro. Na Infantil, o pódio foi dominado pelas brasileiras, com Kaoana Texeira em primeiro, Mayra Imeryz em segundo e Alessandra dos Santos em terceiro; e as três também foram campeãs por equipes. Pela Juvenil, mais duas do Brasil: a campeã Emanuelle Lima, seguida por Bruna Moraes, que ficou com a prata.

Na adulta, duas medalhas mais do que especiais: as irmãs Morgana Gmach e Monize Gmach fizeram dobradinha no pódio, com ouro e prata, respectivamente. Nessa categoria, o País ainda foi campeão por equipes, com as irmãs Gmach e Jéssica Oliveira.

A delegação brasileira viajou para a Venezuela com 24 ginastas. Com exceção da Seleção Adulta de Conjunto, que é permanente, as demais equipes foram formadas a partir do rankeamento das ginastas que participaram dos Campeonatos Brasileiros de 2010 e deste ano.