Golfista Lucas Lee disputa torneio em Ohio de olho em 2016

Objetivo de Lucas Lee é chegar ao PGA Tour e depois realizar o sonho da vaga olímpica / Foto: CBG

Rio de Janeiro - O golfista paulista Lucas Lee disputa, entre esta quinta-feira (11.06) e domingo (14.06), o Rust-Oleum Championship, etapa do Web.com Tour que acontece no Lakewook Country Club, em Westlake, Ohio, nos EUA. O evento, que distribui US$ 600 mil em prêmios, vale para o ranking mundial, que é o critério usado para definir as vagas para o retorno do golfe aos Jogos Olímpicos, no Rio, em 2016.
 
No ranking mundial desta semana, Lee apareceu pela primeira vez entre os 500 melhores do mundo. Ele subiu 208 posições para chegar à 462ª colocação após ter sido, no último domingo (07.06), vice-campeão do Greater Dallas Open, etapa do Web.com Tour, o circuito de acesso ao PGA Tour americano disputada no Texas, nos Estados Unidos.
 
O brasileiro melhor posicionado no ranking mundial atualmente é o gaúcho Adilson da Silva, que vive na África do Sul e joga na África, Europa e Ásia. Silva está esta na 304ª posição. Se a Rio 2016 fosse hoje, Silva seria convocado por méritos próprios, sem depender da vaga garantida que o Brasil tem direito por ser o país sede.
 
Além de pontos para o ranking mundial, estão em jogo vagas para o PGA Tour. Os primeiros 25 colocados do ranking anual do Web.com Tour conseguem a vaga na elite do golfe mundial. Os posicionados até a 75ª colocação se classificam para os quatro eventos finais da temporada, que dá outros 25 cartões para o PGA Tour, disputados também por outros 75 golfistas que não se mantiveram no circuito principal. Lee está na 42ª posição do circuito, ou seja, dentro da zona de classificação para as finais.
 
O paulista obteve o direito de seguir no Web.com Tour depois de ter chegado às finais do Brasil Champions, etapa do Web.com Tour organizada pela Confederação Brasileira de Golfe (CBG) e pela IMX em março, no São Paulo Golf Club, em São Paulo (SP) – ele era membro do circuito, mas com ordem de prioridade de inscrição muito baixa. O fato de ter passado o corte o ajudou a melhorar seu status.
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook