Número 1 do mundo desiste de Rio 2016 por medo de zika

Já são quatro golfistas de alto nível que abandonaram as Olimpíadas / Foto: Esporte Alternativo

Rio de Janeiro - Número 1 do ranking mundial de golfe, o australiano Jason Day é mais um a abandonar os Jogos Olímpicos Rio 2016 por medo do vírus zika. Aos 28 anos, o atleta anunciou a decisão por meio do seu Twitter.

"A razão de minha decisão tem a ver com a possibilidade de transmissão do vírus Zika e o potencial risco que ele representa para uma futura gravidez de minha mulher e para os membros da minha família", declarou o golfista, que planeja ser pai e acha que a doença pode atrapalhar isso.

Dirigentes da modalidade já temem que o esporte seja retirado do programa olímpico em Tóquio 2020 devido ao alto número de desistências. “É triste que grandes jogadores estão deixando a competição”, afirmou uma fonte da Federação Internacional de Golfe ao site insidethegames.com.

“Claramente cada um tomou a decisão pessoalmente levando em consideração a saúde e outros motivos que respeitamos”, emendou.

Na última semana, já haviam declarado a desistência Rory McIlroy, número 3 do ranking, e Graeme McDowell, que herdaria a vaga de McIlroy. Ambos pelo mesmo motivo de saúde. 

Jason disse que consultou especialistas para chegar à decisão. "Sempre coloquei minha família na frente de tudo em minha vida. Especialistas médicos confirmaram que, embora leve, uma decisão de competir no Rio vem com risco para a minha saúde e de minha família", concluiu.

Veja Também: