Brasil enfrenta a Sérvia na final do Mundial de Handebol 2013

Brasileiras comemoraram muito a vaga na final / Foto: Cinara Piccolo/Photo&Grafia

Belgrado - O Brasil está a um passo do ouro no Campeonato Mundial Feminino de Handebol. Depois de muito trabalho e uma campanha invicta na competição disputada na Sérvia, o grupo enfrenta, neste domingo (22), as donas da casa, às 14h15 (horário de Brasília), na busca pelo resultado inédito. 
 
A equipe sabe que terá um 'duelo de titãs' pela frente e que terá um ginásio com capacidade para 23 mil pessoas lotado, com toda a torcida em favor do adversário, porém, esse não é empecilho para as atletas que cresceram e ganharam maturidade durante todo o campeonato alcançarem o objetivo máximo. Antes da grande decisão, Polônia e Dinamarca jogam pelo bronze, às 11h30. 
 
Com a medalha de prata já assegurada, a Seleção já  conquistou um resultado inédito e histórico para a modalidade no País. Anteriormente, a melhor posição da equipe havia sido o quinto lugar no Mundial do Brasil, em 2011. Além disso, garantiu a sexta colocação nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. 
 
A pivô e capitã da equipe, Fabiana Diniz, a Dara, acredita que a união fará a diferença para o Brasil sair com o tão sonhado ouro. "Chegar a este ponto foi muito importante para nós, mas ainda queremos mais. Queremos a medalha dourada e estamos muito perto disso. Acredito que a união e hegemonia do grupo fará a diferença na decisão. Temos consciência da qualidade da Sérvia, e que estarão jogando em casa, mas isso pode se voltar até mesmo a nosso favor, pois elas têm a pressão de vencer. Sabemos bem disso, pois no último Mundial, estávamos na nossa casa e sentimos isso. A Sérvia tem algumas jogadoras muito perigosas, que se destacam, mas nós temos um grupo mais unido. Sabemos que as 16 atletas que estão aqui têm qualidade e mesmo as que entraram pouco são capazes de representar bem o País. Vemos muito isso pelo incentivo que uma dá à outra", comentou. 
 
A paulista de Guaratinguetá destaca o crescimento da equipe ao longo da competição. "Como eu já tinha comentado alguma vezes, não chegamos aqui com a nossa força máxima, talvez como em outros campeonatos. Fomos melhorando ao longo da competição e, espero que sejamos ainda melhores amanhã. A Sérvia também cresceu depois que perdeu na fase classificatória para o Brasil. Mesmo assim, acredito na nossa força e no nosso trabalho", decretou. 
 
O técnico da Seleção Brasileira, o dinamarquês Morten Soubak, voltou a frisar que a partir de agora, está tudo zerado, que a primeira vitória do Brasil sobre a Sérvia não importa mais e que a equipe deve se comportar da mesma forma que desde o início do Mundial. "Pará nós não mudou nada em relação ao nosso comportamento. Estaremos amanhã da mesma forma que viemos até agora. O nosso desafio será a pressão que teremos dos torcedores da Sérvia e da arbitragem. Por isso, temos que pensar bem no que fazer nos momentos difíceis da partida. Vimos a Polônia não conseguir jogar contra a Sérvia nas semifinais. A torcida foi como um caminhão sobre as polonesas, que não conseguiram entrar no jogo. O desafio é não deixar que isso aconteça conosco. Será difícil. Já sabemos disso, mas estamos confiantes."
 
O Brasil chega a essa final com uma campanha invicta, com vitórias sobre Argélia, China, Dinamarca, Japão e Sérvia, na primeira fase, Holanda, nas oitavas, Hungria nas quartas, e novamente sobre a Dinamarca nas semifinais. Além disso, conta com alguns destaques individuais nas estatísticas. A ponta direita Alexandra Nascimento, com 48 gols, é a segunda na lista da artilharia do campeonato, ao lado da húngara Anita Görbicz, e tem grandes chances de subir de posto amanhã. A primeira colocada é a alemã Susann Müller, com 62. Na defesa, o País também segue em evidência com a goleira Bárbara Arenhart, com 48% de aproveitamento e o quinto lugar na posição. 
 
Tabela e resultados do grupo B
(horário de Brasília)
 
Sexta-feira (6)
Sérvia 28 x 26 Japão
 
Sábado (7)
Brasil 36 x 20 Argélia
Dinamarca 44 x 21 China
 
Domingo (8)
China 21 x 34 Brasil
Argélia 14 x 34 Sérvia
Japão 25 x 29 Dinamarca
 
Terça-feira (10)
China 27 x 33 Japão
Brasil 25 x 23 Sérvia
Dinamarca 38 x 20 Argélia
 
Quarta-feira (11)
Brasil 24 x 20 Japão
Argélia 27 x 25 China
Sérvia 23 x 22 Dinamarca
 
Sexta-feira (13)
Japão 32 x 23 Argélia
Sérvia 32 x 18 China
Dinamarca x Brasil
 
Oitavas de final
 
Domingo (15)
Alemanha 29 x 21 Angola
França 27 x 19 Japão
Polônia 31 x 29 Romênia
Dinamarca 22 x 21 Montenegro 
 
Segunda-feira (16)
Hungria 28 x 21 Espanha
Brasil 29 x 23 Holanda
Noruega 31 x 21 República Tcheca
Coreia 27 x 28 Sérvia
 
Quartas de final
Brasil 33 x 31 Hungria
Polônia 22 x 21 França
Dinamarca 31 x 28 Alemanha
Sérvia 28 x 25 Noruega
 
Semifinais
 
Sexta-feira (20)
Sérvia 24 x 18 Polônia
Brasil 27 x 21 Dinamarca
 
Finais
 
Domingo (22)
11h30 - Polônia x Dinamarca (disputa do bronze)
14h15 - Sérvia x Brasil (disputa do ouro)
 
Seleção Brasileira Feminina de Handebol
 
Goleiras - Bárbara Arenhart (Hypo Nö - Áustria) e Mayssa Pessoa (HK Dínamo Volgograd - Rússia).
 
Armadoras - Amanda Claudino de Andrade (Supergasbras/UNC/Concórdia-SC), Deonise Fachinello Cavaleiro (Hypo Nö - Áustria), Eduarda Amorim (Gyori Audi ETO - Hungria) e Karoline Helena de Souza (Team Tvis Holstebro - Dinamarca).
 
Centrais - Ana Paula Rodrigues Belo (Hypo Nö - Áustria), Deborah Hannah Pontes Nunes (Metodista/São Bernardo-SP e Mayara Fier de Moura.
 
Pontas - Alexandra Priscila do Nascimento (Hypo Nö - Áustria), Fernanda França da Silva (Hypo Nö - Áustria), Samyra Pereira da Silva Rocha (Mios Biganos Handball - França) e Mariana Costa (Team Vendyssel - Dinamarca). 
 
Pivôs - Daniela de Oliveira Piedade (Rokometni Klub Krim - Eslovênia), Elaine Gomes Barbosa (Força Atlética-GO) e Fabiana Carvalho Diniz (Hypo Nö - Áustria).
 
Comissão técnica
 
Técnico: Morten Soubak
Assistente técnico: Alex Aprile
Supervisora: Rita Orsi
Médico: Leandro Gregorut Lima
Fisioterapeuta: Marina Gonçalves Calister
Nutricionista: Júlia do Valle Bargieri
Psicóloga: Alessandra Dutra
Massoterapeuta: Aparecida da Rocha Pereira Alves

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook