Brasil estreia com vitória no Campeonato Pan-Americano Masculino

Jordi Ribera, técnico dos brasileiros / Foto: Divulgação / CBHb

Rio de Janeiro - A Seleção Masculina de Handebol começou o Campeonato Pan-Americano com vitória. Logo na estreia da equipe, os brasileiros passaram pelos Estados Unidos, no confronto realizado nesta terça-feira (24), em Canelones, no Uruguai. Além do título, o grupo busca vaga no Mundial do Qatar, em janeiro. 
 
O Brasil foi superior aos norte-americanos e fechou o primeiro tempo em 15 a 8. No segundo período, conseguiram manter o ritmo de jogo e venceram com uma boa vantagem: 28 a 17.
 
O técnico Jordi Ribera ficou satisfeito com o resultado. "No primeiro tempo, conseguimos jogar bem tanto na defesa quanto no ataque e acertamos nossas ações. No segundo, caímos um pouco nosso rendimento e erramos finalizações. O mais importante, agora, é que todos jogaram. Foi uma boa partida", analisou.
 
Sobre o confronto desta quarta-feira (25), às 16h, contra a Guatemala, Jordi espera que a equipe continue crescendo dentro de quadra. "O objetivo é seguirmos evoluindo e que todos possam melhorar ainda mais seu desempenho", completou o treinador. 
 
Antes de Brasil e Guatemala, às 14h será o duelo entre Argentina e México. Groenlândia e Chile se enfrentam às 18h, seguidos por Uruguai e Estados Unidos, às 20h.
 
A competição teve início nesta segunda-feira (23), com a vitória do Chile sobre o México, por 34 a 18, e da Argentina sobre a Groenlândia, por 33 a 20. 
 
Tabela
Horário de Brasília
 
Segunda-feira (23)
Chile 34 x 18 México
Argentina 33 x 20 Groenlândia
 
Terça-feira (24)
Brasil 28 x 17 Estados Unidos
20h - Uruguai x Guatemala 
 
Quarta-feira (25)
14h - Argentina x México
16h - Brasil x Guatemala
18h - Groenlândia x Chile
20h - Uruguai x Estados Unidos
 
Quinta-feira (26)
14h - Estados Unidos x Guatemala
16h - Groenlândia x México
18h - Argentina x Chile
20h - Uruguai x Brasil 
 
Sábado (28)
14h - 3º A x 4º B (5º a 8º)
16h - 3º B x 4º A (5º a 8º)
18h - 1º A x 2º B (1º a 4º)
20h - 1º B x 2º A (1º a 4º)
 
Domingo (29)
14h - Decisão de 7º lugar
16h - Decisão de 5º lugar
18h - Decisão do bronze
20h - Decisão do ouro
 
Seleção Masculina 
 
Goleiros - César Augusto Oliveira de Almeida (Assoc. Dep. Ciudad de Guadalajara-Espanha) e Maik Ferreira dos Santos (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP). 
 
Armadores - Arthur Malburg Patrianova (Naturhouse La Rioja-Espanha), Fernando José Pacheco Filho (EC Pinheiros-SP), Guilherme Valadão Gama (Assoc. Dep. Ciudad de Guadalajara-Espanha) e Oswaldo Maestro Guimarães (BM Villa de Aranda-Espanha). 
 
Centrais - Diogo Kent Hubner (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP), Henrique Selicani Teixeira (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP), João Pedro Francisco da Silva (FC Barcelona-Espanha) e Thiago Roberto Torres dos Santos (Fadenp/São José dos Campos-SP). 
 
Pontas - Arthur Medeiros Ataliba de Sousa (EC Pinheiros-SP), Cléber Antônio de Andrade (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP), Lucas Cândido (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP) e Wesley de Freitas (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP).  
 
Pivôs - Alexandro Pozzer (Assoc. Dep. Ciudad de Guadalajara-Espanha) e Vinícius Santos Teixeira (EC Pinheiros-SP).
 
Comissão técnica:
 
Técnico: Jordi Ribera
Assistente técnico: Washington Nunes
Supervisor: Cássio Marques
Médico: Gustavo Rocha
Preparador físico: Luiz Antonio Luisi Turisco
Fisioterapeuta: Gustavo Pereira Barbosa
Psicóloga: Anahy Couto
Nutricionista: Larissa Aguiar