Invicto, Brasil é campeão mundial de Handebol

Brasil faz história na Sérvia / Foto: Cinara Piccolo/Photo&Grafia

Rio de Janeiro - "Estamos aqui para ganhar o jogo!", bradou Morten Soubak, técnico dinamarquês da seleção brasileira de handebol, que se sagrou campeã pela primeira vez na história do mundial da modalidade, contra o time da casa, a Sérvia, por 22 x 20. Morten proferiu a frase de apoio em um dos intervalos técnicos do segundo tempo da partida, quando a Sérvia ensaiava uma aproximação perigosa no placar.

A jornada durante todo o campeonato, no entanto, não foi das mais fáceis. Mesmo tendo conquistado a medalha de ouro de forma invicta (o Brasil venceu, na fase de grupos, Argélia, China, Sérvia, Japão e Dinamarca; nas oitavas derrotou a Holanda; nas quartas, Hungria e na semifinal, venceu a Dinamarca novamente), várias foram as partidas com placares apertados e um minuto a minuto emocionante. 

Neste domingo, aos olhos de quase 20 mil pessoas, na Kombank Arena, não foi diferente. O Brasil fez um primeiro tempo ponto a ponto com a Sérvia, tendo fechado a primeira metade da partida com apenas dois gols à frente dos donos da casa (13 x 11). 

Nos primeiros minutos do segundo tempo, no entanto, a qualidade técnica da equipe brasileira, sobretudo na defesa, mostrou-se imbatível. O time de Alexandra do Nascimento conseguiu abrir cinco gols de diferença e evitou o gol sérvio no segundo tempo por muitos minutos. O 16x11, porém, não se manteve na segunda metade do segundo tempo. 

Nisavic alcançou, após bobeada do Brasil no ataque, o empate no placar, 18x18. A seleção marcou em seguida, mas a Sérvia logo conseguiu o alinhamento no marcador novamente.

No finalzinho, entretanto, a garra da seleção brasileira falou mais alto e, faltando um minuto para o fim do jogo, Hannah e Ana Paula marcaram os últimos gols do mundial, consagrando o título inédito e mais significante da história do handebol brasileiro. 

O placar final, apertado, (22x20), é símbolo do esforço dessa seleção que conseguiu, além de bater os adversários em quadra, superar fantasmas extracampo, como o das quartas de final (após derrota no Mundial de São Paulo, em 2011) e o de um esporte até então estigmatizado. 

Retrospecto do Brasil no Mundial:

Primeira fase (Grupo B)
Brasil 36 x 20 Argélia
Brasil 34 x 21 China
Brasil 25 x 23 Sérvia
Brasil 24 x 20 Japão
Brasil 23 x 18 Dinamarca
 
Oitavas: 
Brasil 29 x 23 Holanda
 
Quartas: 
Brasil 33 x 31 Hungria
 
Semifinal:
Brasil 27 x 21 Dinamarca
 
Final:
Brasil 22 x 20 Sérvia
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook