Seleção Masculina inicia torneio na Espanha contra a Suécia

Thiagus Petrus é um dos convocados / Foto: Divulgação

Espanha - A Seleção Masculina de Handebol estreia, nesta sexta-feira (3), no tradicional torneio amistoso Memorial Domingos Barcenas, na Espanha. Dessa vez, a competição, que é realizada anualmente, terá como palco o Palácio Municipal de Deportes Vista Alegre, em Córdoba. 
 
A equipe comandada pelo técnico Jordi Ribera enfrenta a Suécia, às 13h30 (horário de Brasília). Logo depois, às 16h, a Espanha faz a partida contra o Egito. No sábado (4), os brasileiros pegam os donos da casa, às 14h30, e por último, no domingo (5), o Egito, às 8h. 
 
Esta é a sexta vez que o Brasil participa do torneio, que sempre leva à Espanha equipes de alto nível. No ano passado, quando se preparava para o Mundial da Espanha, o Brasil terminou com o segundo lugar. Os espanhóis, que mais tarde ganhariam a medalha de ouro no Mundial, foram os campeões. 
 
A Suécia é a atual vice-campeã olímpica e deve ser um bom desafio para a equipe brasileira neste início de ano. Apesar do cansaço da viagem, já que chegaram hoje à Espanha, o grupo, que fez um treino breve nesta tarde, está bastante motivado. "A Suécia é uma seleção que mistura jogadores novos, mas mantém a mesma base dos últimos anos, inclusive a que esteve em Londres, em 2012. Eles têm uma boa defesa e, ao mesmo tempo, contra-ataques rápidos. São bastante criativos", descreveu Jordi Ribera.
 
O técnico ressalta novamente a importância de disputar jogos internacionais para dar mais experiência ao grupo, principalmente aos atletas mais jovens. "Vamos enfrentar adversários de alto nível. Além da Suécia, que é vice-campeã olímpica, a Espanha é a atual campeã mundial. É bastante importante enfrentar equipes fortes", comentou. "O grupo recebeu o Borges e o João Pedro que não puderam estar nos treinamentos no Brasil. Mais uma vez, teremos atletas jovens, que participaram dos Mundiais Júnior e Juvenil de 2012. É bom sempre procurar integrá-los à Seleção Adulta para que ganhem experiência." 
 
Programação
(horário de Brasília)
 
Sexta-feira (3)
13h30 - Brasil x Suécia
16h - Espanha x Egito
 
Sábado (4)
12h30 - Egito x Suécia
14h30 - Espanha x Brasil
 
Domingo (5)
8h - Egito x Brasil 
10h - Espanha x Suécia
 
Seleção Brasileira Masculina de Handebol
 
Goleiros - Luiz Ricardo Milles do Nascimento (Metodista/São Bernardo/Besni-SP) e Maik Ferreira dos Santos (TCC/Unitau/Fecomerciários/Tarumã/Taubaté-SP).
 
Armadores - Arthur Malburg Patrianova (Naturhouse La Rioja-Espanha), Fernando José Pacheco Filho (Esporte Clube Pinheiros-SP), Guilherme Valadão Gama (Associacón Deportiva Ciudad de Guadalajara-Espanha), José Guilherme de Toledo (Aceu/Univali/FME Balneário Camboriú-SC), Oswaldo Maestro Guimarães (Esporte Clube Pinheiros-SP) e Thiagus Petrus Gonçalves dos Santos (Naturhouse La Rioja-Espanha).
 
Centrais - Diogo Kent Hubner (Metodista/São Bernardo/Besni-SP), Henrique Selicani Teixeira (Metodista/São Bernardo/Besni-SP) e João Pedro Francisco da Silva (FC Bracelona-Espanha).
 
Pontas - Arthur Medeiros Ataliba de Sousa (Esporte Clube Pinheiros-SP), Felipe Borges (Montpellier-França), Fábio Rocha Chiuffa (Metodista/São Bernardo/Besni-SP) e Wesley de Freitas (Metodista/São Bernardo/Besni-SP).
 
Pivôs - Alexandro Pozzer (Associacón Deportiva Ciudad de Guadalajara-Espanha) e Leonardo Domenech de Almeida (Reale Ademar-Espanha).
 
Comissão técnica
Técnico: Jordi Ribera
Assistente técnico: Hélio Lisboa Justino
Supervisor: Cássio Marques
Preparador físico: Luiz Antônio Luisi Turisco
Fisioterapeuta: Gustavo Pereira Barbosa