Seleção treina em Aracaju e entrega o troféu de campeã mundial à Confederação

Dara com o troféu na final do Mundial / Foto: Cinara Piccolo/Photo&Grafia

Santo André - O Brasil ainda continua celebrando o título mundial da Seleção Feminina de Handebol, afinal, a conquista, além de inédita para a modalidade, ganha importância dobrada, já que o País vive um ciclo único, com os Jogos Olímpicos sendo disputados em casa. 
 
Depois do feito histórico na Sérvia, o grupo irá se reunir pela primeira vez praticamente completo em solo brasileiro, com exceção da atleta Amanda Andrade. A partir de segunda-feira (24), as campeãs iniciam uma fase de treinamento em Aracaju (SE), que vai até o dia 30.
 
Em meio à preparação tática e técnica, as atletas irão participar de uma série de ações. A primeira delas será levar o troféu conquistado na Sérvia à sede da Confederação Brasileira de Handebol, que fica na capital sergipana. A visita está marcada para as 18h. Os treinos de quadra serão feitos no Instituto Federal de Sergipe e a preparação física na academia Paulo Bedeu.
 
A equipe acabou de conquistar outra medalha de ouro, a dos Jogos Sul-Americanos, disputados no Chile no último fim de semana. Os próximos compromissos do ciclo são extremamente importantes. Em 2015, elas disputam os Jogos Pan-Americanos de Toronto e o próximo Mundial, em dezembro, na Dinamarca. Já em 2016, chega o desafio principal, que é buscar uma medalha nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Em Aracaju, o grupo contará com 15 das 16 campeãs mundiais, e mais quatro atletas que têm sido convocadas periodicamente pelo técnico Morten Soubak. A ausência é a da armadora Amanda Andrade, que não poderá estar presente.
 
Os treinamentos fazem parte do planejamento e serão uma grande oportunidade para que a equipe tenha contato com os fãs, que tanto apoiaram o grupo durante a campanha no Mundial. "Será ótimo. Iremos nos reunir pela primeira vez no País, após essa grande conquista. Foi muito emocionante para nós e queremos dividir isso com o público. Estaremos no Brasil, e ainda mais em Aracaju, que sempre abraçou a Seleção e nos prestigiou. Acho que poderemos sentir plenamente o calor humano do povo. Ficamos muito felizes em poder entregar oficialmente o troféu à Confederação Brasileira", comentou a pivô Fabiana Diniz, a Dara, capitã da Seleção. 
 
A atleta, uma das mais experientes do grupo, conta que este é um período muito importante, que tem como objetivo principal as Olimpíadas do Rio. "Agora nossa meta é pensar nos próximos desafios. Daremos sequência aos Jogos Sul-Americanos, com foco nos detalhes e em tudo que temos que melhorar para seguir em uma crescente. O título foi importantíssimo, mas temos que seguir em busca de novas conquistas. Temos que pensar no futuro e nos próximos desafios."
 
Programação de treinos
 
Terça-feira (25)
15h às 16h - Academia
16h30 às 18h - Treino
 
Quarta-feira (26)
15h30 às 17h30 - Treino
 
Quinta-feira (27)
10h às 12h - Treino
16h30 às 18h30 - Treino
 
Sexta-feira (28)
9h às 10h30 - Academia
 
Sábado (29)
10h às 12h - Treino
16h30 às 18h30 - Treino
 
Seleção Brasileira Feminina 
 
Goleiras - Bárbara Arenhart (Hypo Nö - Áustria), Jéssica Silva de Oliveira (Supergasbras/UNC/Concórdia-SC) e Mayssa de Oliveira Pessoa (HK Dinamo Volgograd - Rússia).
 
Pontas - Alexandra Nascimento (Hypo Nö - Áustria), Fernanda França da Silv (Hypo Nö - Áustria), Mariana Costa (Team Vendsyssel - Dinamarca) e Samira Pereira da Silva Rocha (Mios Biganos Handball - França).
 
Centrais - Ana Paula Rodrigues Belo (Hypo Nö - Áustria), Deborah Hannah Pontes Nunes (Metodista/São Bernardo-SP), Francielle Gomes da Rocha (Hypo Nö - Áustria) e Mayara Fier de Moura (Blumenau/FURB-SC).
 
Pivôs - Daniela de Oliveira Piedade (Rokometni Klub Krim - Eslovênia), Elaine Gomes Barbosa (Assoc. Cult. E Esp. Força Atlética-GO) e Fabiana Carvalho Diniz (Hypo Nö - Áustria).
 
Armadoras - Deonise Fachinello Cavaleiro (Hypo Nö - Áustria), Eduarda Amorim (Gyory Audi Eto - Hungria), Karoline Helena de Souza (Team Tvis Holstebro - Dinamarca), Patricia Batista da Silva (Toulon - França) e Patrícia Diane de Jesus (Sel/Fadenp/São José dos Campos-SP).