Taubaté é campeão da Liga Nacional Masculina de Handebol 2013

Taubaté (SP) comemora/ Foto: Gabriel Inamine/Photo&Grafia

Anápolis - TCC/Unitau/Fecomerciarios/Tarumã/Taubaté (SP) é o novo campeão da Liga Nacional Masculina de Handebol. 
 
A equipe do interior Paulista conquistou a medalha de ouro na noite desta sexta-feira (20) ao vencer a Metodista/São Bernardo/Besni (SP) de virada por 27 a 26 (14 a 15 no primeiro tempo) no Ginásio Internacional Newton de Faria, em Anápolis (GO). 
 
A prata foi para o Esporte Clube Pinheiros, que, mais cedo, derrotou o Unimed/UEM/Maringá (PR) por 32 a 22. A final da competição foi inédita e reeditou a decisão do Paulista deste ano, que, no entanto, teve vitória da Metodista (SP). O melhor resultado de Taubaté na Liga até hoje havia sido o terceiro lugar.
 
A partida foi eletrizante, principalmente no segundo tempo. Na primeira parcial, a equipe de São Bernardo foi superior e chegou a abrir 11 a 6. Mais nervoso em quadra, Taubaté (SP) errou muitas finalizações e a defesa não funcionou bem, permitindo que os adversários furassem o bloqueio, arriscando arremessos na linha dos sete metros. Nos últimos minutos, a equipe do interior Paulista reagiu e encostou no placar, saindo para o intervalo apenas um gols atrás.
 
No segundo tempo, Taubaté voltou mais confiante e o duelo foi equilibrado até o fim. A Metodista construía contra-ataques de qualidade e obrigava a defesa adversária a trabalhar mais. O central André Silva, do Taubaté (SP), foi expulso por falta dura e o time precisou correr atrás do prejuízo. Com os dois goleiros fazendo defesas importantes, Michael por Taubaté (SP) e Roney pela Metodista (SP), a bola demorava mais para entrar. Quando saíam os gols, era um para cada lado, e as equipes se alterando à frente no placar. Há cinco segundos do apito final, o marcador apontava 26 a 26. Com o cronômetro praticamente zerado, o ponta direita Vanini fez o gol do título para Taubaté (SP) em um arremesso de sete metros.
 
Campeão, Taubaté (SP) també recebeu duas premiações: o central André Silva foi escolhido o melhor jogador da Liga Nacional, e Maik o melhor goleiro. "É uma emoção muito grande. Já passei por quatro equipes na minha carreira em todas fui campeão da Liga. Tivemos muita raça. Sabíamos que seria difícil, mas desde o começo tínhamos o brilho de campeão no olhar. Essa final será inesquecível", comemorou Maik. O atleta, que não estava em seu melhor dia e foi substituído logo no início, elogiou seu companheiro de gol. "Parabenizo o Michael, que fez uma excelente partida, mostrando que o time não pode depender somente de um goleiro. Também agradeço ao grupo todo, que se doou do início ao fim, principalmente ao Thiago (central), que jogou machucado e nos ajudou muito."
 
Técnico da equipe de ouro, Marcus Tata também comemorou muito. "Só tenho a agradecer a Deus, a minha família, ao governo municipal de Taubaté e a todos que acreditaram neste título. A cidade nos abraçou como filhos. Tínhamos um grupo bom e lapidamos até ficar com um grupo melhor ainda, muito forte. Foi um ano magnífico." Treinador da Metodista (SP), José Ronaldo do Nascimento, o SB, destacou o equilíbrio do jogo. "Fico triste pelo resultado, claro. Parabenizo às duas equipes por terem brigado até o fim."
 
Liga Nacional Masculina de Handebol
 
1º - TCC/Unitau/Fecomerciarios/Tarumã/Taubaté (SP)
2º - Metodista/São Bernardo/Besni (SP)
3º - Esporte Clube Pinheiros (SP) 
4º - Unimed/UEM/Maringá (PR)