Doda Miranda encerra com vitória o 1º dia do Oi AOHS

No final do primeiro dia de competições do Oi Athina Onassis Horse Show, o cavaleiro Álvaro Affonso de Miranda Neto, o Doda, emocionou a torcida e venceu a prova Petrobras The Best of Brasil / Foto: Alexandre Vidal

Rio de Janeiro - No final do primeiro dia de competições do Oi Athina Onassis Horse Show, o cavaleiro Álvaro Affonso de Miranda Neto, o Doda, emocionou a torcida e venceu a prova Petrobras The Best of Brasil, disputada apenas por cavaleiros brasileiros. No dorso de AD Ashleigh Drossel Dan, Doda foi o último cavaleiro a entrar na pista e com dois percursos limpos em 39s64 chegou ao lugar mais alto do pódio do Oi AOHS.
 
“O dia foi muito bom, o mais importante foi ver os cavalos em plena forma. Estava num dia inspirado e meu cavalo correspondeu às minhas expectativas. O desempate foi muito rápido, o cavalo do Pedro (Veniss) também é excelente. Ouvir o hino nacional em casa é sempre muito inspirador. Amanhã será um dia também muito importante, e no sábado vamos encarar a prova como um percurso olímpico. Estamos com os conjuntos muito bem afiados aqui”, completou o cavaleiro.
 
Pedro Veniss com Norlam des Etisses ficou com o segundo lugar com um duplo zero e o tempo de 41s81.O terceiro colocado foi o cavaleiro Marlon Zanotelli com Edesa S Banjan também sem faltas em 42s34.
 
“A iniciativa do Doda de criar uma prova desse tipo aqui é excelente. Gostei muito do meu desempenho e espero ter outros bons resultados aqui”, disse Pedro Veniss.
 
“Foi uma prova muito bacana, muito disputada. Na segunda volta eu pude assistir e observar um pouco os outros cavaleiros e o Doda. Sempre soube que ele era um cavaleiro rápido, e o Pedro vinha na liderança e tentei andar mais rápido, mas, meu cavalo tem dificuldade em fazer as curvas”, completou Marlon Zanotelli.
 
Com excelente rendimento no primeiro dia, Doda disputou três provas, venceu uma e foi segundo colocado nas outras duas. Na prova Ariel ao cronômetro, com obstáculos a 1.55m, o medalhista olímpico completou o percurso sem faltas em 64s41 e liderou a competição até o penúltimo cavaleiro entrar na pista. O alemão Philipp Weishaupt, no dorso de Leoville, ficou com troféu por apenas dois centésimos de diferença do brasileiro. O terceiro colocado foi o britânico Ben Maher, campeão olímpico por equipes em Londres, com Aristo Z que também fez um percurso limpo em 66s57.
 
A noite contou ainda com a cerimônia de abertura oficial do evento com discurso da Secretária de Estado de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, Márcia Lins.
 
“É uma grande honra para o Estado do Rio de Janeiro receber o maior evento de hipismo da América Latina. Eu quero agradecer especialmente ao Doda e a Athina por terem acreditado e confiado no Rio, quando trouxeram o evento para cá. Estamos nos preparando da melhor forma possível para os Jogos do Rio, em 2016”, disse a Secretária
 
Na sexta-feira, dia 5/10, o Oi Athina Onassis Horse Show continua com as provas Osklen, com obstáculos a 1.20m / 1.30m, para as categorias Children, Amador e Amador Top; Ligh, com obstáculos a 1.50m e a Schweppes Desafio das Nações, 1.50m, prova que promete agitar a torcida brasileira nas arquibancadas.