Jean Maurice Bonneau é o técnico das equipes de Salto rumo ao Pan 2011 e Olimpíadas 2012 e geração futuro

Jean Maurice Bonneau em conversa descontraída durante o coquetel de recepção do Prêmio Hipismo Brasil ao lado do empresário Jorge Gerdau Johannpeter, grande patrono do hipismo brasileiro / Foto: Anna CarvalhoSão Paulo - As equipes brasileiras de Salto têm um novo consultor técnico: Jean-Maurice Bonneau. Medalha de ouro por equipes frente ao time de ouro francês nos Jogos Equestres Mundiais 2011, Maurice Bonneau aceitou o convite da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) que fez o anúncio oficial da contratação durante a cerimônia do prêmio Hipismo Brasil no Jockey Club São Paulo, em 25 de fevereiro, que condecorou os melhores atletas do ranking brasileiro 2010 em oito modalidades.

 

Maurice, técnico do time de ouro da França nos Jogos Equestres Mundiais 2002, acompanha as equipes brasileiras até o final de 2012 pegando o ciclo dos Jogos Panamericanos 2011 em Guadalajara, no México, e os Jogos Olímpicos de Londres 2012. Ainda em março, Bonneau estará a serviço da CBH de olho no desempenho dos candidatos a uma vaga no Pan nos EUA e a partir de abril vem ao Brasil uma vez ao mês para dar suporte técnico aos atletas locais.

Valendo lembrar que, em 2011, a premiada seleção brasileira de Salto busca o tetracampeonato por equipes em Jogos Panamericanos. A vaga olímpica brasileira também já está garantida com o 4º posto individual nos Jogos Equestres Mundiais 2010, com o time liderado pelo mais premiado cavaleiro brasileiro de todos os tempos Rodrigo Pessoa, que estreou como chefe de equipe e ainda honrou o Brasil com o 4º posto individual.

Paralelamente, a boa notícia é que Bonneau também vai acompanhar a geração futuro do hipismo brasileiro com clínicas para cavaleiros e amazonas das categorias Junior e Young Riders. "A idéia é apoiar atletas locais candidatos a uma vaga na equipe principal do Brasil por meio de um suporte técnico em paralelo ao desenvolvimento hipismo local e sua geração futuro", explica Bonneau. "Para tanto, vou precisar da ajuda de profissionais locais porque sozinho não se pode fazer nada. Vamos formar parcerias no mais alto nível de competição e juventude."

A contratação de Maurice também culmina com os 70 anos de história da CBH. Além do novo treinador de Salto, durante o Prêmio Brasil Hipismo, também houve o anúncio do renomado técnico de enduro Jean Luc Leclerc, ex-treinador de uma brilhante campanha frente ao time da França, incluindo a prata individual nos Jogos Equestres Mundiais 2010. Na modalidade Concurso Completo de Equitação, o time de ponta brasileiro conta com o premiado treinador britânico Nick Turner. Em breve, a entidade deve anunciar oficialmente a contratação do treinador Eric Lette, juiz internacional, ex-chairman da FEI e esteve frente ao time time brasileiro que conquistou a medalha de bronze no Pan Rio 2007, após 24 anos de jejum.

Indo de encontro ao contínuo desenvolvido do hipismo no Brasil, que conta com nada menos que o segundo maior rebanho de equinos do mundo, Maurice sabiamente afirma: "sonhos se tornam realidade com trabalho duro".


Campanha de Jean-Maurice técnico e cavaleiro:

Cavaleiro
• Integrante da equipe francesa de saltos
• Medalha de Bronze por equipes pela França, no Campeonato Europeu 1995

Técnico
• Medalha de Ouro por Equipes pela França - Jogos Equestres Mundiais 2002 – Jerez de la Frontera (Espanha)
• Medalha de Prata Individual pelaFrança - Jogos Equestres Mundiais 2002 – Jerez de la Frontera (Espanha)
• Medalha de Prata por Equipes pela França - Campeonato Europeu 2003
• Bicampeão da Copa das Nações Samsung Super League 2003 e 2004 pela França
• Seu aluno, Bruno Broucqsault, venceu a Final da Copa do Mundo em 2004
• Já foi treinador do Japão, Emirados Árabes
• Treinador atual de Alvaro Affonso de Miranda e Athina Onassis de Miranda
• Já foi o treinador de: Luciana Diniz, Simon Delestre e Virginie Coupérie, entre outros.