Joana Valente é bicampeã do GP Agromen

Parceria de ponta Joana Valente montando Cavalleria Toscana Abygail JMen, criação do Haras Agromen / Foto: Arquivo pessoal cedida São Paulo - Sempre competitiva, a jovem amazona carioca Joana Valente conquistou o bicampeonato 2007/2010 no GP Agromen, disputado no último domingo, dia 17 de outubro, no Haras Agromen em Orlândia, no interior paulista.

 

O GP, a 1.50 metro, que encerrou o tradicional Concurso de Saltos Nacional no Haras Agromen, contou com armação da course-designer internacional Marina Azevedo e participação de 44 conjuntos (cavalo/cavaleiro).

Foram nove os conjuntos sem faltas na 1ª passagem que vieram a garantir um emocionante e muito concorrido desempate. Número três em pista, Joana e a égua Brasileira de Hipismo Cavalleria Toscana Abygail JMen, uma filha de Accord II em Grannus de 11 anos, partiram com gana de vitória.

"O Fábio Leivas já tinha feito uma pista muita rápida e conseguimos tirar o tempo dele. Minha intenção era garantir pista limpa e fazer os outros correrem atrás do tempo", conta Joana, 26 anos, que registrou a marca de 43s39.

E deu tudo certo para Joana. O último concorrente e também forte candidato ao título Francisco José Mesquita Musa, o Musa, com seu espetacular Premiere Xindoctro Método, chegou perto: fez pista limpa, 43m66, sagrando-se vice-campeão e garantindo a dobradinha de cavalos de criação nacional no topo do pódio final.

"Eu estava no paddock e nem vi a pista do Musa que saiu super aplaudido. Pensei: "ih.. perdi". Mas aí o Pedro Cordeiro (juiz) anunciou que eu tinha ganho", comenta Joana, satisfeita. Em 3º lugar chegou Fabio Leivas apresentando Lancelot Domar, sem faltas, em 44s95, pelo Rio de Janeiro. Completaram o placar da 4ª à 6ª colocação: Cesar Almeida com Kauana Laskara de Joter, sem faltas em 48s09, Fernando José de Assis Costa com Tolille Ahorn, e Felipe Juares de Lima com Corline JMen, ambos com um derrube em 40s29 e 43s20.    

Após um breve descanso, Abygail recém retornou às pistas no Athina Onassis Internacional Horse Show no Rio. "Depois disso saltaram a Final do Sportv Riders Cup e agora aqui no Agromen voltamos à plena forma com essa vitória", conta a campeã Joana. "Em 2007, venci com o Soberano, que era criação da Coudelaria Souza Leão. Agora fiquei muito contente porque foi com a Abygail, um "produto da casa" - criação do Haras Agromen ", acrescenta a amazona, destaque da nova geração do hipismo brasileiro.

Daqui para o final do ano, Joana e sua Abygail ainda têm bons desafios pela frente. "Vamos saltar o Grand National em Indaiatuba, o Internacional e Campeonato Brasileiro de Seniores no Rio de Janeiro", revela Joana que conta com patrocínio de seu pai Pedro Valente, presidente da Federação Equestre do Rio de Janeiro, e da grife italiana Cavalleria Toscana.

Já em 2011, como não poderia deixar de ser, Joana - que em 2009 venceu a fase brasileira de seletivas rumo ao Mundial 2010 - visa disputar uma vaga na equipe brasileira rumo aos Jogos Pan-americanos em Guadalajara, no México. "Tenho muita vontade de participar. Quero disputar uma vaga na equipe brasileira", garante a amazona.


 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

Rio 2016

Hortência dá conselhos ao filho:  "Vila Olímpica é disneylândia sexual"

{vimeo}152147861{/vimeo}

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook