Jovens talentos do Hipismo dão show no Campeonato Brasileiro de Salto

Vittorio Burger, bicampeão brasileiro da categoria Mirim / Foto: Luis Carlos Ruas

Indaiatuba - As promessas do Hipismo brasileiro se reuniram na última semana no Helvetia Hiding Center, em Indaiatuba (SP), para disputar o Campeonato Brasileiro de Salto das categorias de base. De terça-feira passada (9/07) até ontem (14/07) foram definidos os grandes campeões das categorias Mini Mirim, Pré-mirim, Mirim, Pré-junior, Junior e Young Rider. O concurso também recebeu a última seletiva para o Campeonato Americano e Sul-Americano da Juventude, os atletas convocados serão anunciados no dia 22 de julho. 
 
Na categoria Young Rider, o pernambucano Guilherme Saraiva foi o grande campeão com Carry 62. Com dois percursos diferentes , a 1.50m, o conjunto foi o único a garantir um duplo zero e com apenas 7,21 pontos perdidos ao longo do campeonato conquistou o título de campeão brasileiro 2013. O brasiliense Kitaro Baldaia Bemfica com Boomerang VN Kluizebos fechou a prova final com cinco pontos perdidos e garantiu o vice-campeonato com 13 pontos perdidos. Líder da competição até o último percurso, Rodolfo Braido Locosselli com H.H Corde Classique acabou perdendo 16 pontos na prova final e fechou o campeonato com 17,81 pontos perdidos na terceira colocação. 
 
A amazona Daniela Aquino de Arruda Martins com Zarisma foi a campeã na categoria Junior. Fernando Chiarotto Penteado , com GR Armani, cometeu uma falta na segunda volta e com nove pontos perdidos ao longo da competição garantiu o segundo lugar. O goiano Alberto Bento Sinimbu com GR Armani também fechou a prova final com somente uma falta e totalizando 14 pontos perdidos ao longo do campeonato ficou com a medalha de bronze.
 
Já na categoria Pré-Junior, cinco conjuntos conseguiram duplo zero na final, mas apenas o brasiliense Ricardo Bastos Carvalho, com LF Orion, se manteve zerado ao longo da competição e conquistou seu primeiro título brasileiro. Outros dois concorrentes com apenas quatro pontos perdidos ao longo do campeonato foram ao desempate na decisão pela medalha de prata. Primeira a largar, a amazona paulista Patsy Mourão Zurita com Longane de Laubry garantiu pista limpa e a medalha de prata no tempo de 39s89. O terceiro lugar ficou Gilberto Keiji Haraguchi Junior e Atlanta, com duas faltas em 36s49. 
 
Na disputa Mirim, o carioca Vittorio Burger deu show e conquistou o bicampeonato da categoria com Zerzina VDM. Pelo Mato Grosso do Sul, Leonardo Parzianello Nassif com GB Rupina JMen foi o vice-campeão com uma falta no segundo percurso. Na disputa pelo terceiro lugar, cinco concorrentes protagonizaram um emocionante desempate. André Fragnan Vilella com Vivaldi, Paulo Miranda com Larissa HV, Siew Chiang com Up to You, Pedro Malucelli Egoroff com Valeria e Rafaela Piovesan Dall Oglio montando Madame Lili. Rafaela foi a última a entrar na pista e sem faltas em 37s41 conquistou a medalha de bronze. 
 
O mineiro André Moura com Miss Mirage foi o grande campeão brasileiro na categoria Pré-Mirim. Por Santa Catarina, Gabriele Fontoura Berger, montando Cora do Refúgio, ficou com a prata e o paulista Marcelo Gozzi com Jungle Boy JC com o bronze. Já na categoria Mini Mirim, os jovens talentos de São Paulo dominaram o pódio. Carlos Eduardo Zaniboni de Assumpção foi o campeão do dorso de Rima TW, seguido pela amazona Helena Malucelli Egoroff com Kaliupy. O terceiro lugar ficou com João Victor Martins Fontes Custodio montando Pirata HT. 
 
Na disputa por equipes, o time do Mato Grosso do Sul formado por Renne Mendes Ricardds Felipe / Oi Nina California, Anna Paula Ajala Damasceno / Taipã, Julia Moraes Cintra Modelli / Ghendalf e Milena Medeiros / Vem Comigo, comemorou o merecido ouro na categoria Mini Mirim sem um único ponto perdido ao longo do campeonato. Com quatro pontos perdidos a equipe de São Paulo, Eduardo Davini Pena / Objetiva Pioneiro, Helena Malucelli Egoroff / Kaliupy, Juliana Cotrim Munhoz / Sarah II e Felipe Martinez Menezes / Palm do Anjo, ficou com a medalha de prata. O terceiro lugar ficou com Pernambuco, com 16 pontos perdidos, que teve o tive formado por Antonio Victor Miranda / Brad Pitt, Maria Eduarda Leal Nepomuceno / Caçadora, Bruna Resende Muniz / Apache e Helena Soares Ribeiro / Walda Itapuã. 
 
O time de Santa Catarina deu show na final por equipes de Pré-Mirim e com zero pontos perdidos Gabrielle Fontoura Berger / Bandover, Marco Antonio Ghizoni / Fabuloso, Luiza Santos e Silva / Tootrie Vila Fal e Vinícius Ismael Travessini Leme / Pocahontas JMen II garantiram a medalha de ouro. A equipe de São Paulo ficou com prata e a de Pernambuco com o bronze.
 
Na categoria Mirim, o título ficou com São Paulo, representado pelos cavaleiros Gabriel Fragnan Vilella / Xandu Itapuã, Pedro Malucelli Egoroff / Valeria, Alexia Wunderlich Ramos da Silva / Avand Gard e Filipe Baratella Risi / Mister Jump. O time de Brasília conquistou a medalha de prata com Siew Chiang / Asterix, João Victor Peixoto Silveira / Herrera e Samanta Tiveron / Upsakee e 45 pontos perdidos. Já o bronze ficou com Santa Catarina que teve 54 pontos perdidos e foi representado por Maria Fernanda Artmann Severo / Zina Boa Vista Sabemi, Maria Fernanda Ramos Zeni / Buniloma e Amanda do Nascimento Teixeira Santos / Romanez JMen II. 
 
Os atletas do Distrito Federal Yuri Guimarães Borges / Toltien Z, Gabriel Galvão Gomes / Salsa du Roton, Gilberto Keiji Haraguchi Junior / Atlanta VII e Ricardo Bastos Carvalho / LF Orion garantiram o ouro por equipes na categoria Pré-Junior com 25 pontos perdidos. O time de São Paulo, formado por Patsy Moourão Zurita / Dobra, Frederico Antelo / Chaman Z, Henrique Tortorella / Caprice RT e Isabela Piovesan Dall Oglio / Quick Time, conquistou o segundo lugar com 46 pontos perdidos. O Rio de Janeiro, com time formado por Julia Lattouf de Almeida / Fape Quibelle, Paola Burger / Victor e Carolina Nehrer / Lietus, ficou com o bronze com 152 pontos perdidos. 
 
Na disputa por equipes da categoria Young Rider o time de São Paulo levou a melhor. Luis Antonio Piva Filho / Cavalleria Toscana Noble Carthago, Tatiana Claro Caruso / Alvorada Itapuã, Guilherme Saraiva de Morares Filho / Carry 62 e Kitaro Baldaia Bemfica / Boomerang VH Kluizebos somaram 37,75 pontos perdidos e garantiram o título brasileiro. O Rio de Janeiro somou 79,92 pontos perdidos e ficou com o segundo lugar representado pelos cavaleiros Antonio Pedro Costa / Renomee JMen, Daniel Maia Martins Costa / El Star V/D Shanz, Victor Mariano Luminatti / Tiara W ML e Waldir Pereira de Souza Junior / Palmar. 
 
Todas as disputas das categorias individuais e por equipes foram acompanhadas pelo francês Jean-Maurice Bonneau, consultor técnico das equipes de Salto da Confederação Brasileira de Hipismo. Ao lado de Caio Sérgio Carvalho, técnico das seleções de base, Jean Maurice observou os atletas nessa última etapa da seleção dos conjuntos das categorias Mirim, Pré Junior, Junior e Young Rider que irão integrar a delegação brasileira no Campeonato Americano e Sul Americano da Juventude, que acontece em Rosário, na Argentina, entre 17 e 22 de setembro.