Quatro conjuntos lideram disputa para vaga nos Jogos Equestres Mundiais

Rédeas rumo aos  Jogos Equestres Mundiais 2014 / Foto: Foto Perigo

Rio de Janeiro - O Super Stakes de Rédeas, que aconteceu no último final de semana em Avaré, interior de São Paulo, sediou a primeira seletiva brasileira da modalidade para os Jogos Equestres Mundiais na França em 2014. Promovido pela Associação Nacional do Cavalo de Rédeas (ANCR) em parceria com a Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) e a Federação Equestre Internacional (FEI), o evento reuniu 12 conjuntos que deram início à disputa por uma das quatro vagas do Time Brasil para o Mundial.

O conjunto formado por Gilson Diniz Vieira Filho/ Stepping Off Sparks foi o campeão da seletiva com 73 pontos. Já Paulo Koury/ Dont Whiz WRB finalizou a prova em segundo lugar com 72 pontos, seguido por Laércio Casalecchi/ He’s a Question e Eduardo Matas/ Tuco Tuco do Itapevy, empatados com 70,5 pontos em terceiro e quarto lugar respectivamente.
 
A programação do final de semana contou ainda com o ANCR Super Stakes 2013, exclusivo para animais com quatro, cinco e seis anos hípicos (gerações 2007, 2008, 2009), nas categorias Aberta e Amador níveis 2, 3 e 4; I Copa Wrangler de Rédeas, para animais de sete anos ou mais (geração 2006 e anteriores), nas categorias Aberta e Amador níveis 2, 3 e 4; Snaffle Bit ou Hackmore, nas categorias Aberta e Amador; Super Stakes Principiante Amador.
 
A última edição dos Jogos Equestres Mundiais, em 2010, foi realizada em Kentucky, nos EUA, e contou com a participação de aproximadamente 60 países e 800 conjuntos. Na ocasião, a equipe brasileira de Rédeas garantiu a sétima colocação por equipes entre 14 países.
 
Rédeas é a única prova "western" que faz parte da Federação Equestre Internacional. Numa competição da modalidade, o cavaleiro cumpre um dos nove percursos existentes, preestabelecidos, em que estão inclusas as seguintes manobras: esbarros, spins (giros de 360º sobre os posteriores), rollbacks (esbarro com mudança de direção em 180º graus, saindo a galope), mudança de mão, galopes em linha reta e em círculos e recuos. O animal deve ser voluntariamente guiado com pouca ou nenhuma resistência. O conjunto é julgado nos seus movimentos, qualidade nas figuras do percurso e atitude.