Maioria dos brasileiros em Londres está entre os melhores do mundo
São Paulo - O judô é uma das modalidades que mais traz medalhas para o Brasil nos Jogos Olímpicos. Em toda a história, foram 15 pódios - apenas um a menos que a Vela e o Vôlei, com 16 medalhas cada. Nos Jogos de Londres 2012, a expectativa continua alta, já que o País terá representantes em todas as categorias de peso do judô, com 14 atletas.
A inédita classificação em todas as categorias reflete a atual posição dos brasileiros no ranking mundial, organizado pela IJF (Federação Internacional de Judô). Dos 14 judocas que estarão em Londres representando o Brasil, 10 estão entre os 10 melhores do mundo em suas categorias.
A brasileira Mayra Aguiar, de apenas 20 anos, é a que mais se destaca, já que lidera o ranking da sua categoria, de até 78kg. Neste ano, a vitória no Grand Slam de Paris a alçou à primeira posição. Na sua primeira disputa como líder do ranking, no Pan-Americano de judô, a gaúcha conquistou a medalha de ouro. Mayra anota ainda uma prata no mundial de Tóquio, em 2010 e duas medalhas em Jogos Pan-Americanos: prata no Rio, em 2007, e bronze em Guadalajara, no ano passado.
Leandro Guilheiro, atual campeão pan-americano e duas vezes medalhista olímpico (bronze em Atenas 2004 e Pequim 2008), luta na categoria até 81kg e também já foi líder do ranking. O judoca está hoje na segunda colocação e é expectativa de medalha em Londres. Seu chará Leandro Cunha (até 66kg), sétimo no ranking mundial, concorda com os números a favor do País. "O Brasil está bem representado. E temos que mostrar isso no tatame", afirma o judoca.
Em entrevista recente ao Esporte Alternativo, que você pode conferir aqui, o experiente judoca Tiago Camilo defendeu a qualidade das judocas brasileira. Ele, que também é sétimo do ranking e representará o Brasil em Londres na categoria até 90kg, afirmou que seremos surpreendidos. "A surpresa do judô nessa Olimpíada será a equipe feminina. A maioria das atletas está entre as quatro ou cinco melhores e tem tudo para surpreender lá", destaca Tiago.
O judoca se refere às ótimas posições das brasileiras no ranking da IJF. Além de Mayra Aguiar, o Brasil conta com Sarah Menezes (-48kg) em terceiro; Érika Miranda (até 52kg) em quarto e Rafaela Silva (até 57kg) também na quarta posição do ranking mundial de sua categoria.
O judô será disputado nos primeiros dias dos Jogos Olímpicos, a partir de 29 de julho. Cada atleta precisa vencer cinco lutas até a medalha de ouro. "Preciso encaixar cinco boas lutas. Vou com isso em mente e espero lutar todas elas", afirma Leandro Cunha.
Abaixo você confere a posição no ranking mundial* de todos os judocas brasileiros em Londres:
Masculino
até 60kg
Felipe Kitadai - 19º
até 66kg
Leando Cunha - 7º
até 76kg
Bruno Mendonça - 16º
até 81kg
Leandro Guilheiro - 2º
até 90kg
Thiago Camilo - 7º
até 100kg
Luciano Correa - 39º
acima de 100kg
Rafael Silva - 3º
Feminino
até 48kg
Sarah Menezes - 3ª
até 52kg
Érika Miranda - 4ª
até 57kg
Rafaela Silva - 4ª
até 63kg
Mariana Silva - 22ª
até 70kg
Maria Portela - 6ª
até 78kg
Mayra Aguiar - 1ª
acima de 78kg
Maria Suelen Altheman - 8ª
*última atualização da IJF em 02 de julho