Brasil tem dia ruim no levantamento de pesos

Jaqueline Ferreira e Welisson Rosa estão eliminados da competição / Foto: Washington Alves/Exemplus/COB

Rio de Janeiro - O Brasil não foi bem no levantamento de pesos nesta sexta-feira. Na categoria até 75kg feminino, Jaqueline Ferreira, bronze nos Jogos Pan-americanos Toronto 2015, não obteve êxito nas três tentativas do arranco com 103kg e acabou eliminada da prova, sequer executando o arremesso. Já no masculino, Welisson Rosa não se classificou para a final da categoria até 85kg.
 
Logo em sua primeira tentativa, Jaqueline Ferreira sentiu uma antiga lesão no cotovelo direito, o que acabou lhe prejudicando na execução dos movimentos. “Primeiramente, gostaria de agradecer muito o apoio da torcida. Infelizmente, logo no primeiro movimento, senti o cotovelo e acho que o lesionei novamente. Na segunda tentativa, larguei a barra por trás porque doeu muito. Já na terceira, até arranquei, mas não consegui segurar. Mas dói muito mais no coração por ter que me despedir tão cedo”.
 
Jaqueline não esqueceu de valorizar sua participação no grupo A do levantamento de peso feminino, que reúne as atletas mais bem qualificadas: “sei que tenho valor, porque entrei numa final olímpica pela segunda vez e isso não é para qualquer atleta”.
 
No grupo B do torneio masculino, uma espécie de fase classificatória realizada pela manhã, Welisson Rosa levantou 145kg na segunda tentativa do arranco, mas não conseguiu superar a melhor marca de sua carreira: 148kg, obtida em 2011 no pan-americano da modalidade. No arremesso, o brasileiro levantou 190kg na segunda tentativa, mas teve a apresentação invalidada pelos árbitros. No somatório final, o brasileiro fez 325 pontos, terceira melhor marca da carreira: “minha meta inicial era ficar entre os dez primeiros, mas não deu. Eles consideraram movimento inválido no arremesso porque o braço tem que ficar imóvel na apresentação e o meu acabou se movendo um pouquinho. Depois, tive pouco tempo de recuperação para a terceira tentativa”.
 
Welisson Rosa voltou a disputar os Jogos Olímpicos após oito anos. Em Pequim 2008, competiu com o joelho lesionado: “muito tempo se passou e fica este filme na minha cabeça. Queria ter feito melhor para nossa torcida porque isso aqui é uma coisa única e não vai acontecer novamente”.

Veja Também: