Evento-teste de levantamento de pesos pode assegurar equipe olímpica

Seleção brasileira de levantamento de pesos no CT da Unimed, no Rio de Janeiro /  Foto: Divulgação/CBLP

Rio de Janeiro - A Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP) tem até julho para definir os integrantes da equipe nacional olímpica, que contará com cinco integrantes. Mas uma performance acima da média no Campeonato Sul-Americano, evento-teste da modalidade que ocorre entre 7 e 10 de abril, na Arena Carioca 1 do Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro, pode antecipar alguns nomes.
 
O Brasil tem direito a três vagas no masculino e duas no feminino por ser sede dos Jogos Olímpicos Rio 2016.  A decisão será tomada com base em critérios técnicos, incluindo resultados nas competições.
 
“Independentemente de medalhas, fazer uma boa participação, mostrando uma evolução clara de resultado, pode fazer a diferença. A marca tem que ser muito boa mesmo, a ponto de nos dar a segurança de que o atleta vai estar bem nas Olimpíadas. E aí vamos poupá-lo do Pan-Americano (em junho, na Colômbia), como faremos com Fernando Reis e Mateus Gregório Machado, praticamente definidos para os Jogos. Eles não vão ao pan. O desgaste da competição é muito grande. Quando você poupa, você ganha em média 20 treinos”, explicou o chefe da equipe brasileira, Edmilson Dantas.
 
O evento-teste faz parte dos calendários da Federação Internacional e da Confederação Sul-Americana de Levantamento de Pesos e contará com mais de 10 equipes do continente, além de seleções convidadas, como a dos Estados Unidos e a da Tailândia. São esperados mais de 100 atletas, dos quais 15 são brasileiros. Entre os homens, foram convocados o bicampeão pan-americano Fernando Reis (+105 kg), o vice-campeão no Pan de Toronto 2015 Mateus Machado (105 kg), além de Romário Martins (94 kg), Josué Lucas da Silva (85 kg), Rafael Machado (77 kg), Jonatan dos Santos (77 kg), Mateus Delan (69 kg) e Gabriel Fernandes (62 kg).
 
A seleção feminina contará com Jaqueline Ferreira (75kg), bronze no Pan de Toronto, além de Liliane Menezes (69 kg), Bruna Piloto, também bronze no Pan do Canadá, e Eliane Ferreira (ambas nos 63 kg). Completam a lista Rosane Santos (58 kg), Letícia Moraes (53 kg) e Luana Madeira (48 kg). A equipe é chefiada por Edmilson Dantas e conta com os técnicos Dragos Stanica, Luís Lopez, Márcio Júnior e Aline Campeiro. Fernando Reis, Matheus Machado e Jaqueline Ferreira contam com o apoio da Bolsa Pódio do Ministério do Esporte.
 
Treinos no Rio - Desde o fim de janeiro, a seleção brasileira de levantamento de pesos está reunida no Centro de Treinamento da Unimed, em Pedra de Guaratiba, no Rio de Janeiro. A estrutura do local, segundo Edmilson, é ideal para a preparação dos atletas.
 
“É uma condição que os atletas nunca tiveram anteriormente. Temos cinco refeições diárias, ginásio com material de treino da mesma marca que o dos Jogos, fisioterapia, piscina para trabalhos de recuperação, e tudo isso num raio de 20, 30 metros. Nem nos clubes os atletas têm isso. Eles estão conseguindo um ritmo melhor de treino, alimentam-se e descansam bem”, explicou.
 
O planejamento da Confederação prevê a liberação dos atletas para os clubes depois do evento-teste. Após o Pan-Americano da modalidade, em Cartagena, na Colômbia, de 4 a 11 de junho, o grupo dos cinco atletas da seleção olímpica já deverá estar definido, e esses atletas voltarão a treinar no CT de Pedra de Guaratiba para finalizar a preparação para os Jogos. O campeonato na Colômbia é o pré-olímpico das Américas, mas o Brasil não concorrerá a mais vagas, já que tem as cinco asseguradas por ser sede.
 
Melhor resultado - A expectativa da confederação para o Rio 2016 é obter o melhor resultado da modalidade em Jogos Olímpicos. Em Londres 2012, Jaqueline Ferreira ficou em 9º lugar, e Fernando Reis terminou em 12º, sendo que a competição masculina contou com mais participantes. A principal aposta para 2016 é exatamente em Fernando. 
 
Quando foi bicampeão nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, em julho do ano passado, Fernando Reis somou  427 kg (192kg no arranque  e 235kg no arremesso) e bateu o antigo recorde pan-americano, que era dele mesmo (410kg). No Mundial de Houston (EUA), em novembro do ano passado, ele terminou em 11º lugar, com 425 kg, sendo 195 kg no arranque e 230 kg no arremesso.
 
“Acreditamos que vamos nos aproximar muito de uma medalha. E a possibilidade de medalha não é remota, não depende de sorte. Se o Fernando estiver bem no dia da competição, se tudo correr bem, é possível sim. Ele está com 26 anos, vai competir dentro do Brasil, tudo está conspirando a favor dele. É uma oportunidade única, com amigos e pais na arquibancada dando apoio”, explicou Edmilson Dantas, que é conhecido como Dimas e participou de três edições olímpicas como atleta de levantamento de pesos (Seul 1988, Barcelona 1992 e Atlanta 1996).
 
Evento-teste - O Comitê Rio 2016 vai testar aspectos como o controle de doping, a tecnologia de resultados, os recursos audiovisuais e a área de competição. O evento-teste será realizado na Arena Carioca 1, mas a disputa de levantamento de pesos nos Jogos Olímpicos vai ser feita no Pavilhão 2 do Riocentro, também na Barra da Tijuca.
 
Na quarta-feira (06.04), os atletas já estarão nas áreas de treinamento da arena, de 10h às 16h.  Os organizadores do evento farão a verificação das inscrições às 19h, quando será definida a programação das provas com a lista dos atletas confirmados. Às 20h30, será realizado o Congresso Técnico. De quinta-feira (07.04) a sábado (09.04), as disputas estão previstas para 12h30, 16h30 e 19h. No domingo (10.04), as provas ocorrem às 12h30 e às 16h30.
Sobre a modalidade
 
O levantamento de pesos é uma modalidade olímpica composta por duas provas: arranque e arremesso. Na primeira, o atleta deve erguer a barra acima da cabeça em apenas um movimento. Já no arremesso, são dois tempos. O competidor primeiramente apoia a barra sobre os ombros, para depois erguê-la sobre a cabeça.
Os atletas têm três tentativas em cada prova e vale a soma do maior peso levantado em cada um delas. A modalidade é dividida em 15 categorias de peso corporal:
 
Homens: 56 kg, 62 kg, 69 kg, 77 kg, 85 kg, 94 kg, 105 kg, +105 kg
Mulheres: 48 kg, 53 kg, 58 kg, 63 kg, 69 kg, 75 kg, +75 kg
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook