De olho nas Olimpíadas, Yane Marques é 3ª na Copa do Mundo de Pentatlo

A pernambucana Yane Marques subiu ao pódio na China / Foto: Divulgação/CBPMChina - Yane Marques levou a bandeira brasileira para o pódio da final da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno de 2012, neste sábado, na China. Depois de um longo dia de disputas na esgrima, natação, hipismo e no evento combinado de tiro e corrida, a brasileira conquistou a medalha de bronze ao somar 5.200 pontos.

Em Chengdu, na província de Sichuan, a pentatleta enfrentou as 35 melhores classificadas nas quatro etapas do torneio que aconteceram num curto intervalo de tempo de dois meses. O Brasil de Yane era um dos 23 países representados nas arenas do Centro de Pentatlo Moderno Pierre de Coubertin na disputa de hoje.

O terceiro lugar conquistado fez com que ela ganhasse posições no ranking mundial da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM). Com a nova pontuação, a brasileira deixa o décimo para assumir o sexto lugar da relação.

Na competição, Yane travou um intenso duelo com a lituana Lausa Asadauskaite pelas primeiras posições. No final do dia, a vice-campeã da Final da Copa do ano passado se saiu melhor e garantiu o ouro, com 5.312 pontos. A inglesa Heater Fell, prata em Pequim 2008, surpreendeu ao sair da décima colocação no início do combinado para assumir a segunda posição no fim da disputa e ficar com a prata (5.248).

Nas cinco provas da modalidade, como de costume, Yane se saiu melhor na natação. A pernambucana fez o segundo melhor tempo dentre todas as atletas, nadando os 200 metros estilo livre em 2min15s59. O ótimo desempenho lhe garantiu 1.176 pontos.

Na esgrima, venceu 23 duelos, resultado que foi o quarto melhor entre as finalistas. Somou 952 pontos na luta com a espada.

No hipismo, a brasileira perdeu pontos por causa de algumas faltas. Com isso, fez a 29ª melhor apresentação no salto com o cavalo, levando 1.096 pontos.

Yane iniciou o combinado na terceira posição de até então e apenas 18s depois de Asadauskaite. No último dos três mil metros da corrida intercalada com os disparos de tiro perdeu posições, chegando a ficar em quinto. Na mesma volta, conseguiu contornar a situação e cruzou a linha de chegada em terceiro, com o tempo de 12min36s80. Conquistou 1.976 pontos na prova.

O bronze conquistado neste sábado foi o primeiro pódio do ano de Yane. Com a final da Copa na China, a brasileira acumula a quarta participação no torneio. Na sua estreia, em 2008, em Portugal, conquistou o sétimo lugar. Um ano depois, tornou-se vice-campeã no Rio de Janeiro. Em 2011, ficou em 16º na final de Londres, em evento-teste para os Jogos Olímpicos deste ano.

A disputa deste sábado na China foi a última da brasileira antes das Olimpíadas na terra da rainha, que começam em 27 de julho e terão as disputas do Pentatlo Moderno nos últimos dias, 11 e 12 de agosto. A pernambucana usou as competições que participou até agora como treino para os Jogos.

No início de março, a pentatleta esteve na primeira etapa da Copa do Mundo, nos Estados Unidos, onde conquistou o 10º lugar. Uma semana depois, chegou à quinta posição na etapa carioca do torneio. Não participou da terceira qualificação, em abril, na Hungria. Na quarta, poucos dias depois, na Rússia, repetiu o quinto lugar obtido na capital fluminense.