Restrições permanecem, mas redes sociais estarão a favor dos Jogos

Redes sociais serão bastante usadas em Londres / Foto: Getty ImagesSão Paulo - As mesmas restrições que fizeram parte das polêmicas em relação ao uso de redes sociais nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008 e na Copa do Mundo da África do Sul, em 2010, deverão ser mantidas nos Jogos de Londres, neste ano.

Publicações dos atletas relacionadas aos patrocinadores das Olimpíadas ou com fins comerciais estão proibidas. Além disso, qualquer imagem da Vila Olímpica, por uma questão de privacidade, também não serão permitidas, segundo afirmou o responsável por redes sociais do Comitê Olímpico Internacional (COI), Alex Huot. As regras são mais rígidas aos atletas, mas consideradas por Alex apenas recomendações quanto se trata dos espectadores.

Entretanto, mesmo com as limitações, um novo meio de unir postagens de redes sociais como Facebook, Twitter e FourSquare pode mostrar o clima dos Jogos Olímpicos. Essa rede é o The Hub (www.hub.olympic.org), que contará com publicações simultâneas de atletas e espectadores.

O site, já em funcionamento, permite ao internauta acompanhar as últimas atualizações de atletas do basquete, como LeBron James e Kobe Bryant, os campeões em número de fãs nas redes sociais. Roger Federer, Rafael Nadal e Dwayne Wade vem logo em seguida, com alguns milhões a menos.

E não são só os atletas que têm milhões de seguidores nas redes sociais. As páginas oficias dos Jogos também não param de crescer: no Twitter, os seguidores dos Jogos Olímpicos superam a barreira dos 600 mil, enquanto no Facebook são mais de 2,7 milhões de fãs.