Brasiliense Arthur Siqueira e Catarinense Andréia Coelho vencem o Multisport Brasil 2012

O brasiliense Arthur Siqueira foi o grande campeão da prova no masculino / Foto: Divulgação Florianópolis - Aventureiros de todo o País enfrentaram 90 km de corrida, mountain bike e canoagem, cruzando a ilha de Sul a Norte no sábado, dia  17 de Março, durante a disputa do Multisport Brasil.

O brasiliense Arthur Siqueira foi o grande campeão da prova no masculino e Andréia Coelho, de Florianópolis, ficou com a vitória no feminino. Juntos, o Multisport Brasil e o Trail Running reuniram mais de 250 aventureiros em Florianópolis.

Noventa quilômetros de desafios, adrenalina, superação e muita diversão em meio às paisagens mais deslumbrantes de Florianópolis foram a marca da sexta edição do Multisport Brasil, realizado no último sábado. Mais de 100 aventureiros de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Brasília e até de Pernambuco cruzaram a ilha de Sul a Norte em um percurso de 90 km dividido em oito etapas de corrida em trilhas, mountain bike e canoagem. “Atletas de todo o País, com variados níveis de condicionamento físico, admiraram as belezas de Florianópolis praticando esportes em meio à natureza e contagiaram a ilha de Sul a Norte”, comemora o professor de educação física Anderson Roos, idealizador da prova no Brasil. 

Os 90km, cumpridos individualmente ou em equipes de até dez atletas, são repletos de trilhas, dunas, praias, morros, costões, estradas de terra, rio, mar e lagoa. A prova iniciou na praia da Armação com duas largadas: às 7h e às 7h30. Os atletas iniciaram o desafio correndo em direção à praia do Matadeiro, pegaram uma trilha até a Lagoinha do Leste e terminaram a primeira etapa no Pântano do Sul. Lá subiram nas mountain bikes para enfrentar o Morro do Sertão, passar pelo Ribeirão da Ilha e ir até o Campeche. No trecho seguinte, correram pelas dunas da Joaquina até a Avenida das Rendeiras, na Lagoa da Conceição, onde pegaram os caiaques e remaram até o Rio Vermelho.

Na segunda etapa de mountain bike era preciso percorrer trilhas arenosas dentro do Parque do Rio Vermelho. Na sequência, os atletas correram por uma trilha com subidas e cerca de 320m de desnível que terminava em Ratones, onde iniciaram a segunda etapa de canoagem. Depois de remar até a praia da Daniela, os aventureiros ainda correram por trilhas e pela Praia do Forte até chegar a Jurerê Internacional.

Resultados – O brasiliense Arthur Siqueira, de 25 anos, da equipe BMS Team/Zeromeiaum/Itc Vertebral foi o campeão geral da competição. Ele completou o desafio individualmente em 8h08min27seg. “É a primeira vez que faço essa prova. Achei muito boa, do jeito que eu gosto. Não conhecia Florianópolis muito bem e essa foi uma forma de apreciar visuais maravilhosos. É tão lindo que quando a gente chega no topo do morro dá vontade de ficar admirando a paisagem”, conta o educador físico e técnico de triatlo que treina de três a cinco horas por dia.

O título de mulher mais rápida ficou em Florianópolis. Andréia Cristina Coelho, de 38 anos, participou da prova pela segunda vez e venceu o percurso em 10h17min47seg. “Meu forte é a corrida.

Apesar das subidas e descidas, tentei ser regular no ritmo”, revela. A massoterapeuta, que começou a correr há cinco anos, tem três treinos de corrida, dois de mountain bike e um de canoagem na planilha semanal. “Gosto de correr em contato com a natureza, em montanhas”, conta.

O melhor tempo da prova, porém, ficou com um trio. A equipe SummerShop, formada por integrantes de Brasília e Florianópolis, foi a primeira a cruzar a linha de chegada com apenas 7h27min15seg de prova. “Como a maré estava baixa, tive um desgaste físico maior”, conta o canoísta de Brasília Fernando Japiassu. O catarinense Célio Borges, que fez os trechos de corrida, usou a experiência como estratégia. “Não fui muito afoito nas subidas para trabalhar melhor as retas e descidas”, revela. Cláudio Carraca, que fez os trechos de mountain bike, ficou satisfeito não apenas pela primeira posição no pódio. “Adoro Floripa e todos os anos me programo para vir participar do Multisport Brasil. As belezas da ilha nos deixam muito mais motivados. Subir um morro e ver o mar do outro lado é muito gratificante. Independentemente o resultado da prova, o que mais vale é aproveitar tudo isso”, afirma.

Os três primeiros colocados de cada categoria receberam troféus. Além disso, o campeão geral individual recebeu o troféu “O cara da aventura” e um caiaque surfski modelo moana oferecido pela Caiaques Opium. Os melhores canoísta, corredor e ciclista receberam o Pingente de Prata.

Corrida em Trilhas – Paralelamente ao Multisport Brasil, outros 150 atletas participaram do TRAIL RUNNING, uma corrida em trilhas de 5km e 9km. Após largar às 16h30 em Jurerê Internacional, os corredores apaixonados por natureza passaram por trilhas, um morro de onde se tem uma visão de 360° das paisagens da região e pelas praias do Forte e Daniela. Com a chegada à beira da praia, em Jurerê Internacional, o fim de tarde ganhou clima de festa.

Na prova de 9km, o campeão geral foi o catarinense Giliard Pinheiro, de 32 anos, de Bombinhas (SC). O atleta, que corre há 16 anos, liderou a competição desde a largada e completou o percurso em apenas 38min06seg. “Treino bastante em trilha e praia, então estou acostumado com esse tipo de terreno. Foi minha primeira vez no Trail Running e achei a prova muito boa”, relata. Fabiana Scarton, de Florianópolis (SC), foi a primeira mulher a chegar, com 52min46seg.

Nos 5km, o psicólogo de Criciúma (SC) Eduardo Custódio, de 31 anos, foi o primeiro colocado geral com 27min34seg. “Gosto de trilhas, então aliar corrida com trilha é melhor ainda. Vim de Criciúma, no Sul do Estado, apenas para fazer a prova. Ano que vem estarei aqui de novo”, disse. Os três atletas mais rápidos dos 9km nos naipes masculino e feminino receberam inscrição e hospedagem para participar do Campeonato Brasileiro Caixa de Corridas de Montanha, marcado para o dia 27 de maio em Santo Antônio do Pinhal (SP).

Multisport: o que é? – “Inicialmente, as provas multiesportivas podem ser definidas como competições que reúnem mais de uma modalidade esportiva, como triatlo, duatlo e corrida de aventura. Porém, o que se convencionou denominar Multisport pelo mundo são as provas que envolvem corrida, canoagem e ciclismo, ou ainda, que incluam natação ou esqui”, explica Anderson Roos.

O Multisport Brasil foi lançado em 2007 e inspirado na Coast to Coast, principal competição do gênero no mundo, realizada na Nova Zelândia, que cruza a ilha sul do país de costa a costa por 240km. “Florianópolis é o local ideal para sediar essa competição porque tem natureza privilegiada e boa estrutura para receber atletas, além de ser um destino turístico famoso e próximo de grandes centros”, avalia Anderson.

As categorias do Multisport Brasil permitem a participação de atletas de elite, amadores e até dos especialistas em uma modalidade, que disputam a prova em trio reunindo os melhores da corrida, da canoagem e do ciclismo. “O formato da prova propicia a participação de grupos com níveis diferentes de preparo físico. Além de correr com atletas de nível mundial, é possível competir na companhia de amigos pelo simples prazer de praticar esportes em meio à natureza”, explica Anderson Roos.

Resultados do Multisport Brasil

Individual Masculino Elite

1º Arthur Lepesqueur Siqueira – 8h08min27seg
2º Marcelo da Silva Santos – 8h41min07seg
3º Flavio de Marco Garcia – 9h31min21seg

Individual Masculino Máster Elite

1º Bruno Dornelas – 9h32min43seg
2º Marcelo Faro Pompeu – 10h40min20seg
3º Marcius Vinícius de Jesus – 11h01min17seg

Individual Masculino Open

1º Gian Carlo Schmitz Marcaccini – 8h28min15seg
2º Vitor Abrahao Rage – 9h27min15seg
3º Everton Gollnick Koch – 9h36min27seg

Individual Feminino Elite

1º Andreia Cristina Coelho - 10h17min47seg

Individual Feminino Open

1º Amanda Christina Lopes – 12h40min01seg

Revezamento Dupla

1º Servajao Danda Bike – 8h28min12seg
2º Educaador.com – 8h29min32seg
3º Canela Pro Adventure Dubbel – 8h55min36seg

Revezamento Trio

1º SummerShop – 7h27min15seg
2º Connect Energy Drink - 7h44min55seg
3º Pedal Pelego I – 8h04min58seg

Revezamento Livre

1º Bike na Mídia – 8h24min58seg
2º Poanoas – 8h46min58seg
3º Flower People – 9h26min07seg

Resultados Trail Running

5km – Geral

1º Eduardo Custodio – Criciúma (SC) - 27min34seg
2º André Silva Schead – Itajaí (SC) - 28min18seg
3º Cristiano Matiello – Florianópolis (SC) - 28min49seg
4º Giandro Rissi – Videira (SC) 30min43seg
5º Eron Abreu Matias - Florianopolis (SC) 30min56seg

9km - Masculino

1º Giliard A. Pinheiro – Bombinhas (SC) - 38min06seg
2º Gilberto Luiz Schmit – Apiuna (SC) - 38min32seg
3º Cláudio Luis Pereira - Jaraguá do Sul (SC) - 38min36seg
4º Claudio Clasen Schli – Urubici (SC) - 38min37seg
5º Murilo Kreusch Franc – Brusque (SC) 39min03seg

9km - Feminino

1º Fabiana Scarton – Florianópolis (SC) - 52min46seg
2º Andrea Maria Limongi – Blumenau (SC) – 59min27seg
3º Regeane Nicaretta - Florianópolis (SC) – 1h00min08seg
4º Naiara Conceição - Florianópolis (SC) - 1h00min24seg
5º Nanci Inacia - Florianópolis (SC) - 1h00min31seg