Itaipu será a ‘casa’ da Canoagem Slalom

Observados por João Tomasini Schwertner, Samek e Gamón assinam convênio com a CBCa / Foto:  Divulgação Foz do Iguaçu - Foz do Iguaçu será a sede da seleção brasileira de Canoagem Slalom, time que disputará as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016.

A parceria foi selada no último Encontro Cultivando Água Boa, quando os diretores-gerais Jorge Samek (Brasil) e Efraín Enríquez Gamón (Paraguai) assinaram convênio com o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), João Tomasini Schwertner.

A binacional será responsável por prover a estrutura física para os treinos, previstos para o primeiro trimestre de 2012. No total, são 16 jovens (sendo 12 do sexo masculino), com idades de 12 a 23 anos, já selecionados para compor a seleção brasileira. “Em 2008, desfizemos a seleção e passamos a investir na formação. Agora, já temos uma base pronta para essa nova etapa”, afirmou o superintendente da CBCa, Argos Rodrigues.

Exemplo de que o investimento nas categorias de base deu resultado está no fato de que cinco dos atletas selecionados fazem parte do projeto social Meninos do Lago, parceria entre a Itaipu e a CBCa que vêm formando novos campeões em Foz.
 
O apoio aos atletas inclui moradia, médico, fisioterapeuta e escola. “Eles vão morar em Foz até 2016 ou até que o canal do Rio de Janeiro fique pronto para as Olimpíadas”, completou Argos. Dois dos atletas, ambos com 12 anos, irão se preparar também para o Campeonato Mundial Júnior, que será realizado no Canal Itaipu em 2015.
 
 
Seletiva olímpica - Em março de 2012, o Canal Itaipu retoma a agenda de competições internacionais, com a seletiva para os Jogos Olímpicos de Londres. Em Foz, serão definidas as quatro últimas vagas disponíveis para o continente americano. A expectativa é de uma disputa acirrada, principalmente entre atletas do Canadá, Estados Unidos, Argentina e Brasil.