Brasileiro conquista 13º lugar na prova de velocidade individual na Copa do Mundo de Pista

Flavio Cipriano foi o destaque do Brasil na terceira etapa / Foto: Divulgação / CBCChina - O brasileiro Flávio Cipriano, de 21 anos, foi o destaque do Brasil na terceira etapa da Copado Mundo de Pista, realizada em Pequim, na China, entre os dias 13 e15 de janeiro.

O atleta por muito pouco não conseguiu se classificar para as semifinais da prova de keirin e acabou conquistando a 13ª colocação, competindo contra 36 atletas de vários países. Com este resultado o brasileiro foi o segundo melhor ciclista da América do Sul na prova.

Uma das maiores dificuldades para a equipe brasileira foi a baixa temperatura, bem como a falta de umidade na China. "Nossos ciclistas terminavam as provas bastante desgastados. Competimos com temperaturas abaixo de 10ºC que, somada ao tempo seco, piorou ainda mais a situação. Apesar de todas essas dificuldades conseguimos um bom resultado com Flávio Cipriano", relatou o técnico da seleção de pista, Antonio Carlos Silvestre.

O Brasil foi representado também por Caio Moretto e Sumaia Ali Ribeiro, que ficou na 15ª colocação na prova de contra-relógio. Mesmo sem pódio, a seleção comemora a volta ao circuito mundial, que faz parte do Projeto de Pista, uma iniciativa da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) para que os atletas brasileiros participem de mais competições no exterior.

"Aos poucos, estamos nos adaptando e ganhando nosso espaço. Pela primeira vez na história do ciclismo brasileiro iremos participar de todas as etapas de uma Copa do Mundo, o que é muito importante para o desenvolvimento da modalidade", lembrou o treinador.

O próximo compromisso da seleção será a quarta e última etapa da Copa do Mundo de Pista que será realizada em Londres, na Inglaterra. A competição será uma prévia para os Jogos Olímpicos e, por ser uma das últimas provas antes do evento, o nível técnico estará ainda mais elevado.

"Será uma das competições mais difíceis que teremos de enfrentar, talvez até superando o Campeonato Mundial. Todos os atletas irão buscar uma vaga para Londres e estaremos treinando forte para conseguir bons resultados para o Brasil", finalizou Silvestre.