Brasileiros prontos para terceira etapa da Copa do Mundo de Pista

Os atletas da seleção brasileira de pista estão em Pequim, na China, para participar da terceira etapa da Copa do Mundo, que termina neste domingo, dia 15 de Janeiro / Foto: Divulgação / CBCChina - Os atletas da seleção brasileira de pista estão em Pequim, na China, para participar da terceira etapa da Copa do Mundo, que termina neste domingo, dia 15 de Janeiro.

O time nacional é formado pelos ciclistas Flávio Cipriano, Caio Moretto e Sumaia Ali Ribeiro. O trio tenta somar pontos para o ranking mundial da UCI, que classifica para as Olimpíadas. O País tem até o momento quatro vagas garantidas para os Jogos de Londres/2012. São três no ciclismo masculino de estrada, podendo utilizar um desses atletas para participar também da prova masculina de contra-relógio.

Nesta sexta-feira (13), a atleta Sumaia Ali Ribeiro terminou em 15º na prova de 500 metros Contra-Relógio. A brasileira competiu contra as principais ciclistas do mundo e marcou 37s652. A vitória ficou com a cubana Lisandra Rodriguez.

No fim de semana (14 e 15), os três pilotos participam das provas de Velocidade Individual e Keirin. Esta última, é uma prova de sprint disputada por seis ciclistas. A prova inicia-se com os ciclistas seguindo uma motocicleta (nunca podendo ultrapassá-la), com velocidade de 30 km/h aumentando até atingir cerca de 50 km/h. Neste momento, o veiculo deixa a pista, a cerca de 600/700m do final.

A quarta a última etapa da Copa do Mundo de Pista será realizada em Londres, de 17 a 19 de fevereiro e a equipe brasileira não está confirmada. A participação do Brasil no evento mundial, bem como nas principais competições internacionais desde 2011, faz parte do "Projeto de Pista", uma iniciativa da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), visando o desenvolvimento das modalidades para as Olimpíadas do Rio 2016. A CBC oferece toda a infraestrutura necessária para o acompanhamento individual na preparação de cada atleta.