Definida a equipe feminina de estrada que representará o Brasil em Londres

Clemilda comemorando sua vitória pela seleção na Volta Internacional de El Salvador/ Foto: DivulgaçãoLondres- Após mais uma longa etapa do “Projeto de Estrada” da Confederação Brasileira de Ciclismo o Brasil garantiu três vagas para o ciclismo feminino de estrada na Olimpíada de Londres, onde a equipe brasileira será formada pelas ciclistas Clemilda Fernandes, Janildes Fernandes e Fernanda Souza.

A delegação nacional estará representada por nove atletas no total, sendo três deles do ciclismo feminino de estrada. As vagas foram conquistadas após o Brasil finalizar o ranking internacional classificatório para a olimpíada de Londres na 12ª colocação.

"Participamos de competições de alto nível fora do Brasil nesse período de classificação olímpica, e conseguimos competir de igual para igual contra as melhores atletas do Mundo, vencendo provas importantes do calendário internacional, isso nos motiva muito e mostra que o trabalho deu resultado. Agora vamos finalizar a preparação para brigar por uma medalha em Londres" afirma Cássio Freitas, técnico da seleção brasileira feminina de ciclismo de estrada.

Apostando em resultados inéditos para o Brasil na Olimpíada, a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) realizou um projeto especifico para o ciclismo feminino, criando um extenso calendário pré-olímpico estabelecido através do seu departamento de alto rendimento, visando à classificação para Londres. Durante esse período, todas as ciclistas da seleção foram observadas e avaliadas pela comissão técnica que indicou as atletas Clemilda Fernandes, Janildes Fernandes e Fernanda Souza para estarem representando o Brasil nos Jogos.

Uma das grandes apostas da equipe brasileira serão as irmãs Clemilda e Janildes Fernandes. A longa experiência das irmãs goianas aliadas ao grande potencial da cearense Fernanda Souza serão as armas do ciclismo feminino brasileiro na Olimpíada. A preparação para Londres inclui treinamentos específicos no Brasil e mais um camping em altitude na Colômbia, onde as três atletas vão ficar concentradas por mais de trinta dias.

"Hoje me considero uma vencedora no esporte, por tudo que eu já passei. Tenho orgulho de estar podendo participar da minha segunda olimpíada, meus olhos enchem de lágrima só de pensar que mais uma vez estarei defendo meu país e com muito orgulho, como sempre fiz. Nossa equipe esta bastante forte e com o apoio da CBC vamos realizar um importante camping na Colômbia que vai ajudar muito nossa preparação, tenho certeza que vamos fazer uma grande Olimpíada" comenta Clemilda Fernandes. 

A competição olímpica feminina de Estrada será disputada por 67 atletas. A prova de resistência acontece dia 29 de julho, com largada e chegada no Palácio de Buckingham e o percurso será de 140 quilômetros. Já a prova de Contra-relógio, 01 de agosto, terá a largada e chegada no Palácio da Corte de Hampton, passando por vários pontos turísticos, com um percurso de 29 quilômetros.