Michele Acquarone, novo organizador do Giro d'Itália anuncia o percurso de 2012

 Considerado “desumano” pelos ciclistas, a organização do Giro d’Itália divulgou os novos percursos da prova para o ano de 2012 / Foto: DivulgaçãoMilão - Considerado “desumano” pelos ciclistas, a organização do Giro d’Itália divulgou os novos percursos da prova para o ano de 2012. A volta italiana terá início no dia 5 de maio em Herning e termina no dia 27 em Milão. Serão 21 estágios, as três primeiras etapas serão disputadas na Dinamarca, diferente do antigo percurso, que a prova começava na Holanda. A etapa que o ciclista belga morreu neste ano, foi tirada pelo novo organizador Michiele Acquarone.


 

Depois da morte do ciclista belga de 26 anos, Wouter Weylandt, durante a etapa de Passo del Bocco, os organizadores do Giro d’Itália anunciaram logo depois do final da prova vencida pelo Alberto Contador, que o percurso seria mudado para o ano de 2012.

“O Giro d’Italia deste ano foi complicado desde o seu início e a necessidade de ter que mudar de local a todo momento atrapalhou um pouco, transformando a disputa em uma competição tensa, desde o seu início em Turim. A trágica morte de Wouter Weylandt foi um momento terrível e naturalmente tirou boa parte do brilho de todo o resto do evento” comentou Michele Acquarone, novo organizador da prova.

O novo percurso terá início na Dinamarca, no dia 5 de maio. A primeira etapa será um contrarrelógio de 8,7 quilômetros em Herning. A terceira etapa, terá 190 quilômetros, e será chamada de Wouter Weylandt, em homenagem ao ciclista belga. Os dias 8 e 21 de maio serão destinados para o repouso dos ciclistas.

O percurso apenas entrará na Itália na quarta etapa. Os ciclistas irão percorrer 32,2 quilômetros ao redor de Verona no segundo contrarrelógio na prova. No dia 13 de maio, os ciclistas irão começar a percorrer os Alpes, serão sete dias de escalada.

O Giro d’Itália chegará ao fim no dia 27 de maio, quando os ciclistas irão disputar o terceiro contrarrelógio. A etapa terá 31,5 quilômetros em Milão.

O atual campeão da prova, Alberto Contador, foi o mestre de cerimônias, na divulgação do novo percurso, mas anunciou durante o evento que não irá participar da prova.

“O Giro é a corrida mais fantástica do mundo pelo relevo do país, com as dolomitas, pela cobertura da mídia e pelo fanatismo dos torcedores. Este ano vim pra cá muito questionado, o que me ajudou psicologicamente”.

Segue as etapas do novo percurso do Giro d’Itáia:

Sábado, 5 de maio. 1ª etapa: Herning - Herning (8,7 kms - Crono individual).

Domingo, 6 de maio. 2ª etapa: Herning - Herning (206 kms)

Segunda, 7 de maio. 3ª etapa: Horsens - Horsens (190 km)

Terça, 8 de maio. Primeiro dia de descanso.

Quarta, 9 de maio. 4ª etapa: Verona – Verona (Crono por equipes)

Quinta, 10 de maio. 5ª etapa: Modena - Fano

Sexta, 11 de maio. 6ª etapa: Urbino - Porto Sant’ Elpidio

Sábado, 12 de maio. 7ª etapa: Recanati - Rocca di Cambio (o Campo Imperatore)

Domingo, 13 de maio. 8ª etapa: Sulmona - Lago Laceno

Segunda, 14 de maio. 9ª etapa: S.Giorgio del Sannio (o Ariano Irpino o Grottaminarda) - Frosinone

Terça, 15 de maio. 10ª etapa: Civitavecchia - Assisi

Quarta, 16 de maio. 11ª etapa: Perugia (Sta Maria degli Angeli) -Montecatini

Quinta, 17 de maio. 12ª etapa: Seravezza - Sestri Levante

Sexta, 18 de maio. 13ª etapa: Savona - Cherasco

Sábado, 19 de maio. Cervere - Cervinia

Domingo, 20 de maio. 15ª etapa: Busto Arsizio - Pian dei Resinelli

Segunda, 21 de maio. Segundo dia de descanso

Terça, 22 de maio. 16ª etapa: Limone del Garda - Falzes

Quarta, 23 de maio. 17ª etapa: Falzes - Cortina

Quinta, 24 de maio. 18ª etapa: San Vito Cadore - Vedelago

Sexta, 25 de maio. 19ª etapa: Treviso - Alpe di Pamepago

Sábado, 26 de maio. 20ª etapa: Caldes - Passo dello Stelvio

Domingo, 27 de maio. 21ª etapa: Milão – Milão (Crono individual)