Fase final do Brasileirão: emoção garantida até o último minuto

 O Campeonato Brasileiro, por ser de pontos corridos, traz bastante incertezas para as equipes. Porém, a edição de 2024 ainda está aberta e cada ponto pode valer o grande título. / Foto: AnnRos/Pixabay

São Paulo - Muita coisa está em jogo no Brasileirão. Além, claro, de ser o grande campeão do maior torneio do Brasil, as equipes ainda têm a oportunidade de garantir vaga em outras competições como, por exemplo, a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana.
 
Por este motivo, as últimas rodadas costumam ser ainda mais intensas, principalmente, para os times que estão nas duas extremidades da tabela. Os primeiros colocados e os quatro últimos que podem correr o risco de rebaixamento. 
 
Nestes “últimos momentos”, é a hora que as torcidas começam a ficar ainda mais eufóricas e pode ser uma grande oportunidade para quem gosta de dar palpite no esporte que é a paixão nacional. Se você é um destes, existem diversas plataformas como a Sportingbet, que dão a chance de palpitar sobre placar, cartões, faltas, impedimentos, dentre outros momentos de cada partida.
 
Com a definição do campeão cada vez mais próxima, muitos torcedores usam estatísticas e dados para aumentar suas chances de acerto em plataformas como a Sportingbet. Afinal, jogos como Botafogo x Internacional ou Palmeiras x Cruzeiro podem oferecer grandes oportunidades para quem gosta de arriscar palpites bem calculados.
 
Só um detalhe, além de usar esta chance de ganhar um dinheiro com sabedoria, é essencial que você “brinque” em plataformas confiáveis. Afinal de contas, ninguém quer se estressar com este tipo de assunto, não é mesmo?
 
Além disso, fique de olho neste texto que falaremos um pouco mais sobre as últimas rodadas do Brasileirão. Estas informações podem ajudar na hora de dar o seu palpite. Ah! Lembrando que nem sempre o seu time do coração é o ideal para ser a sua grande aposta. Por isso, fique de olho nos dados e estatísticas para que você consiga dar um palpite certeiro. Boa Sorte! 
 
Como serão os próximos jogos do Brasileirão
 
Se olharmos na parte de cima da tabela, temos Botafogo e Palmeiras disputando acirradamente o título do Brasileirão 2024. E, para complicar um pouco a vida do palmeirense, uma “final” entre os dois times aconteceu na noite desta terça-feira, 26 de novembro, e quem levou a melhor foi o Botafogo. 
O time carioca ganhou a partida por 3 X1, com gols de Gregore, Jefferson Savarino e Adryelson, dentro da casa do Palmeiras, no Allianz Parque, em São Paulo. 
 
Com esta vitória, o Botafogo ficou com 73 pontos, contra 70 pontos do Palmeiras. Na terceira posição, temos o Internacional com 65 pontos, mas que tem uma porcentagem pequena de chance de ser o campeão do Brasileiro. Agora, olhando para os times que estão, realmente, na briga por esta taça. Os próximos confrontos do Botafogo, líder neste momento, são: Internacional (no dia 4 de dezembro, fora de casa) e, na última rodada, o time carioca pega o São Paulo, no Nilton Santos. A partida acontecerá no dia 8 de dezembro, às 16h.  
 
Já o Palmeiras, tem um jogo contra o Cruzeiro, no dia 4 dezembro, às 21h30, em Belo Horizonte. A última partida do Verdão no Brasileirão acontecerá no dia 8 de dezembro, às 16h, contra o Fluminense em casa.
 
Podemos dizer que a “grande final” do Brasileirão está prevista para acontecer no dia 8 de dezembro, onde os dois times estarão em campo rumo à vitória.  
 
Quem foram os últimos campeões do Brasileirão?
 
O Palmeiras está em busca do tricampeonato, já que foi o grande campeão da competição em 2022 e 2023. Lembrando que, em 2023, também tivemos um “duelo” Botafogo e Palmeiras, mas o Verdão acabou levando a melhor. 
 
Mas o Palmeiras também tem outro mérito quando assunto é o Brasileirão: o time foi o que mais levantou esta taça. Isso mesmo! Ao todo, o time paulista ganhou 11 vezes (1960,1967, 1969, 1972, 1973, 1993, 1994, 2016, 2018, 2022 e 2023). 
 
Em 2021, quem levantou o troféu foi o Atlético-MG que, por conta desta vitória, tem três títulos do campeonato. Já, em 2020, o Flamengo conquistou 71 pontos, e se tornou o campeão daquele ano.
 
O Flamengo também está entre os times que mais ganharam o Brasileirão. O time carioca tem oito títulos (1980, 1982, 1983, 1987, 1992, 2009, 2019 e 2020), igual ao Santos (1961, 1962, 1963, 1964, 1965, 1968, 2002, 2004). 
 
Na próxima posição, está o Corinthians, que tem sete títulos do Brasileiro (1990, 1998, 1999, 2005, 2011, 2015 e 2017). Para fechar o top 5, temos o São Paulo, com seis taças (1977, 1986, 1991, 2006, 2007 e 2008).  
 
Quais os jogadores em destaque esse ano? 
 
Nas últimas rodadas, algumas estrelas se destacam e carregam a responsabilidade de fazer a diferença. No Botafogo, por exemplo, Jefferson Savarino tem sido uma peça-chave, enquanto no Palmeiras, a experiência de Raphael Veiga e a regularidade de Gustavo Gómez são determinantes. 
Do outro lado da tabela, nos times que lutam contra o rebaixamento, jovens promessas e jogadores experientes também podem emergir como heróis inesperados.
 
E como estão os últimos colocados do Brasileirão 2024? 
 
Não são só os campeões que todos estão olhando. As últimas colocações da tabela também são importantes. Afinal, ninguém quer jogar na série B, concorda? Em 2023, tivemos a queda do Santos, que, em 2024, já conseguiu se recuperar e voltar para a série A na próxima edição, em 2025. 
 
Agora, em 2024, temos neste momento, Criciúma, Bragantino, Cuiabá e Atlético-Go entre a 17ª e a 20ª posição, respectivamente. Perto da zona de rebaixamento temos: Fluminense, Grêmio e Athletico-PR.
 
Segundo as estatísticas, Cuiabá e Atlético-GO já estão rebaixados e, por isso, jogarão a série B do Brasileirão no próximo ano. Agora, o Bragantino e o Criciúma precisam vencer as próximas partidas para permanecer na elite.
 
O Bragantino, por exemplo, ainda tem três partidas. O RBB pega o Cruzeiro, no dia 01 de dezembro, no Nabi Abi Chedid. Depois, tem Athletico-PR, no dia 5 de dezembro, fora de casa, e, na última rodada, dia 8 de dezembro, tem um confronto direto com o Criciúma, que pode ser a grande decisão se o time estará ou não na série B. 
 
Já o Criciúma, além de pegar o Bragantino no último jogo do Brasileirão, tem o Corinthians, no dia 30 de novembro, em casa, e o Flamengo, também em casa, no dia 4 de dezembro.
 
O Fluminense, que está com apenas 39 pontos e ocupa a 16ª posição na tabela, além do Palmeiras na última rodada, tem Athletico-PR, no dia 1 de dezembro, fora de casa, e o Cuiabá, no dia 5 de dezembro, às 20h, no Maracanã.
 
Com as emoções à flor da pele, as rodadas finais do Brasileirão 2024 reservam não apenas confrontos decisivos, mas também a oportunidade de acompanhar histórias que ficam marcadas na memória do futebol brasileiro. 
 
É o momento em que as equipes precisam demonstrar resiliência, estratégia e, muitas vezes, contar com a sorte para alcançar seus objetivos, seja levantar a taça, garantir sua vaga em competições internacionais ou ainda (o mais temido talvez) fugir do rebaixamento.
 
O fator casa e os detalhes que fazem diferença
 
Um aspecto interessante das rodadas finais é o papel que o mando de campo pode desempenhar. Estádios lotados e torcidas apaixonadas podem ser um diferencial significativo. 
 
Times como o Botafogo, que joga sua última partida em casa contra o São Paulo, têm a chance de transformar o apoio das arquibancadas em combustível extra. Em contrapartida, equipes que enfrentam essa pressão fora de seus domínios precisam adotar uma postura tática impecável para não caírem.
 
Além disso, é nesses momentos que detalhes como desgaste físico, qualidade do banco de reservas e decisões da arbitragem podem definir o destino de um campeonato. Não é raro vermos lances controversos ou atuações memoráveis de jogadores em partidas decisivas.
 
Reflexões sobre o formato do campeonato
 
O formato de pontos corridos do Brasileirão frequentemente gera debates sobre a justiça e a emoção do campeonato. Embora a consistência ao longo da temporada seja recompensada, há quem sinta falta do drama de um mata-mata nas etapas finais. 
 
Por outro lado, a tensão das rodadas finais, com múltiplos interesses em jogo, comprova que esse modelo também consegue entregar emoção até o último apito.
Com tudo isso, fica claro que o Brasileirão 2024 continuará sendo comentado por muito tempo. Entre polêmicas, grandes atuações e torcidas apaixonadas, o campeonato reafirma sua relevância no cenário esportivo e promete um desfecho emocionante. Quem levará a taça e quem dirá adeus à Série A?
 
Façam suas apostas!
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook