Brasil inicia disputa da Copa do Mundo de Ginástica Artística nesta sexta-feira
Croácia - Começa nesta sexta-feira (27) a etapa de Osijek da Copa do Mundo de Ginástica Artística com a participação de cinco brasileiros: Diego Hypolito, Arthur Zanetti, Pétrix Barbosa e Harumy Freitas, além de Laís Souza, ginasta convidada pela Confederação Brasileira (CBG). O primeiro dia será de disputas classificatórias no Gradski vrt Sports Hall. No sábado (28), a partir das 10h15 (de Brasília), e no domingo (29), às 10h30, o ginásio recebe as finais com transmissão ao vivo do canal SporTV 2.
Os ginastas realizaram treinamento de pódio nesta quinta-feira (26) e ajustaram os últimos detalhes. Harumy Freitas, 16 anos, fará sua estreia em Copa do Mundo e disputará solo, assimétricas e trave. A atleta falou sobre a oportunidade de competir ao lado de Laís Souza, integrante da Seleção Brasileira nas Olimpíadas de Pequim-2008. "Vai ser uma experiência muito importante para mim, principalmente com a Laís por perto para me dar dicas. Quero fazer o meu melhor e aproveitar tudo o que eu puder para aprender."
Laís se apresentará no solo, no salto e nas assimétricas. No feminino, os países que participarão serão Argentina, Austrália, Áustria, Canadá, Croácia, República Tcheca, Egito, Espanha, Grécia, Hungria, irlanda, Letônia, Lituânia, Noruega, Polônia e Eslovênia, Suíça, Eslováquia, Suécia, Síria e Venezuela.
No masculino, a Copa do Mundo reunirá ginastas de Argentina, Áustria, Bélgica, Canadá, Chile, Croácia, Chipre, República Tcheca, Equador, Egito, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Hungria, Irlanda, Israel, Itália, Jordânia, Letônia, Luxemburgo, México, Holanda, Noruega, Polônia, Porto Rico, Romênia, Eslovênia, Suíça, Eslováquia, Síria, Ucrânia e Estados Unidos.
Diego Hypolito disputará a prova de solo, e o técnico Renato Araújo destacou de onde devem ser os principais adversários do brasileiro. "Chile, Grécia, França, Inglaterra e Irlanda têm seleções fortes, com ginastas que se destacaram nas últimas competições e devem ir bem na Croácia. Mas o Diego está voltando de lesão e o objetivo é voltar ao ritmo. Ele não vai fazer sua série mais difícil, a que apresentará nas Olimpíadas de Londres, mas segue a mesma linha."
Também classificado para os Jogos Olímpicos, Arthur Zanetti competirá nas argolas, aproveitando a Copa do Mundo de Osijek para ajustar ainda mais sua série. Pétrix Barbosa, além do solo, competirá nas paralelas e na barra fixa. "Pétrix vai tentar fazer o melhor possível para continuar bem sua preparação, pensando em continuar integrando a Seleção Brasileira nas próximas disputas", completou Renato.
*Ginástica Artística Feminina
Ginastas: Laís Souza (Esporte Clube Pinheiros) e Harumi Freitas (Cegin)
Técnico: Ronaldo Ferreira
Árbitra: Gabriela Ribeiro
*Ginástica Artística Masculina
Ginastas: Arthur Zanetti (Serc/Santa Maria), Diego Hypolito (Clube de Regatas do Flamengo) e Pétrix Barbosa (Clube de Regatas do Flamengo)
Técnicos: Marcos Goto e Renato Araújo
Árbitro: Daniel Biscalchin
Fisioterapeuta: Diego Mafra de Oliveira
*João Oliva é o chefe de delegação dos brasileiros na Croácia.
Programação:
*horário de Brasília
Dia 27 - classificatórias
A partir das 16h30
Dia 28 - finais
10h30-11h: GAM argolas
11h-11h30: GAM cavalo e GAF salto
11h30-12h: cerimônia de premiação
12h-12h30: GAM solo e GAF assimétricas
12h30-13h: cerimônia de premiação
Dia 29 - finais
11h-11h20: GAM barra fixa
11h20-12h: GAM paralelas e GAF solo
12h05-12h25: cerimônia de premiação
12h30-13h10: GAM salto e GAF trave
13h15-13h30: cerimônia de premiação